PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Memória, preservação e acervos

Em 1911, bombeiros controlavam incêndio numa loja em chamas

Poucos dias após sua inauguração, a nova Central de Aviso dos Bombeiros dava provas da agilidade que trouxe às operações do Corpo de Bombeiros de São Paulo.

Por Leticia Bragaglia
Atualização:

Um incêndio tomou conta da loja de roupas Casa Aurora, na Rua Amaral Gurgel e em pouco tempo todo o estabelecimento ficou destruído. A notícia, publicada no Estado de 08 de julho de 1911, conta como se deu a ação dos bombeiros, alertados através do novo sistema de aviso de incêndios "os bombeiros, na estação Central, receberam o aviso ás 8 horas e 48 minutos pela caixa n. 418.

Sabbado, 08 de julho de 1911

 Foto: Estadão

PUBLICIDADE

A nota contava que, por volta das 8 horas da noite, um incêndio "violento e impetuoso" propagou-se pela loja de roupas. E graças ao novo sistema de aviso de incêndios "os bombeiros, na estação Central, receberam o aviso ás 8 horas e 48 minutos pela caixa n. 418.

O socorro veio da estação Oeste do Corpo de Bombeiros e "(...) dentro de pouco tempo, era iniciado o serviço de extincção do fogo, com duas linhas de mangueiras, ligadas directamente ao hydrante da rua. Havia água em abundancia e com pressão sufficiente (...)." Na bem sucedida missão de socorro "o fogo, que dominava todo o estabelecimento, cedeu logo ao ataque dos bombeiros, que viram dentro de pouco limitadas as chammmas até extinguil-as."

O sistema americano de alarme Gamewell revelou-se um aliado importante e eficiente na tarefa de salvar vidas, foi mantido em atividade por mais de 40 anos.

Publicidade

Pesquisa  e texto: Lizbeth Batista

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.