PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Memória, preservação e acervos

Há cem anos, era inaugurada a Usina Hidrelétrica São Valentim

A Usina Hidrelétrica São Valentim em Santa Rita do Passa Quatro (SP), inaugurada em 1911, tinha sua foto estampada na página central da edição de 18 de maio daquele ano.

Por Leticia Bragaglia
Atualização:
 Foto: Estadão

A nota contava como se distribuía a extensa rede da usina, passando por Santa Rita, Porto Ferreira, Palmeiras, Veridiana , Brejão, Tambaú. Levando eletricidade às diversas localidades, fazendas e indústriasda região.

PUBLICIDADE

O  jornal, terminava a nota,  saldando  a expansão elétrica no Estado  de São Paulo: "É sobre maneira auspicioso o desenvolvimento que o emprego da electricidade tem tido no Estado, sendo raro o dia em que a imprensa não noticia novas instalações , graças ás condições hydraulicas que assim vão transformando o trabalho e levando a luz e a energia aos mais longínquospontos, onde se melhoram as velhas indústrias e criam outras novas, utilizando os grandíssimos recursos da nossa ubérrima natureza..."

A Companhia Força e Luz São Valentim foi comprada, em 1923, pela Companhia Prada de Eletricidade, e mais tarde foiincorporada pela Companhia Energética de São Psaulo (CESP), em 1973.

Pesquisa e Texto: Lizbeth BatistaSiga o Arquivo Estadão: twitter@estadaoarquivo e facebook/arquivoestadao

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.