Situação dos índios em São Paulo

Situação dos índios em São Paulo

Lizbeth Batista

03 Março 2011 | 11h36

Na edição de 03 de fevereiro de 1911 o Estado publicava um importante relatório sobre a situação das diferentes  populações indígenas  no interior do estado. O documento foi produzido  pelo sr. José Bezerra Cavalcanti, sub-diretor do Serviço de Proteção aos Índios

Fundado em 1910,  durante o governo Nilo Peçanha,  o Serviço de Proteção aos Índios (SPI) tinha a  tarefa de prestar assistência e amparo à população indígena do país. O órgão respondia ao Ministério da Agricultura e  contava com o sertanista Cândido Rondon como diretor e organizador.


O relatório  denunciava o  emprego  constantes de violência nos conflitos entre índios e proprietários ruarais. Entre as partes, do relatório, a  que mais chama atenção é a narrativa sobre como  uma ladeia inteira foi dizimada.

O  sub-diretor Cavalcanti encerra sua exposição com pedindo maior auxílio federal para o órgão :“Torna-se, pois, necessário o auxilio da força federal, em regular contingente, de modo que, por uma acção conjunta, como um verdadeiro cordão protector”.