Foto do(a) blog

Os problemas de São Paulo em discussão

Má conservação de árvores provoca risco de queda na zona sul

Moradores relatam que na Rua Marizeiro no bairro Riviera Paulista tinham duas lindas Jequitibás-rosa, mas, de repente, começaram a perder folhas e galhos fora de época

PUBLICIDADE

Foto do author Renata Okumura
Por Renata Okumura
Atualização:

SÃO PAULO - Moradores da Rua Marizeiro, altura do número 1.000, em Riviera Paulista, na zona sul da cidade, questionam a conservação de duas árvores Jequitibás-rosa que por décadas trouxeram vida ao bairro. Elena Neves mora na região há mais de 30 anos e relata que começou a observar a queda de folhas no início deste ano.

"Tínhamos duas árvores lindas no bairro. No início do ano, percebi que elas estavam ficando estranhas, perdendo folhas fora de época. Liguei para o 156, expliquei a situação e me deram como prazo máximo para a vistoria o dia 9 de maio. Soube por moradores que o engenheiro veio e que estava monitorando as árvores. É muito estranho elas perderem a vida do nada", relatou Elena.

Árvores do Parque Tiquatira, na zona leste Foto: Renata Okumura

PUBLICIDADE

As árvores que antes traziam beleza ao bairro agora colocam em risco a vida dos moradores. Muitos relatam que a situação começou a ficar mais delicada porque galhos enormes começaram a cair, inclusive, sob a fiação elétrica de residências. "Muitas vezes ficamos sem energia. Na semana passada, durante ventania e chuva, muitos galhos caíram, a fiação cedeu e a rua precisou ser interditada. Os bombeiros e a Eletropaulo foram chamados, mas alegaram que nada poderiam fazer sem a licença para a poda das árvores", relatou a moradora.

A Prefeitura Regional M´Boi Mirim informa que existe protocolo de reclamação e o endereço citado pela reportagem está previsto para ser avaliado até a próxima sexta-feira, 24. "Se constar morte da espécie arbórea e risco de queda, o serviço de zeladoria será incluso nas solicitações de urgência para ser realizado na mesma semana", reforçou a nota.

Árvore oca assusta moradores dos Jardins

Publicidade

Árvore oca no interior Foto: Renata Okumura

Morar em uma região arborizada é muito agradável para quem vive em grandes metrópoles, onde o concreto toma conta de grande parte das regiões. No entanto, a manutenção das áreas verdes é de extrema importância para que acidentes sejam evitados. Em época de chuva, é comum o registro de ocorrências de quedas de árvores em cima de carros e de fiação elétrica. Outra preocupação é com relação às raízes da árvore que estão invadindo a calçada. "Seu tronco e as raízes ocupam quase toda a calçada, impedindo a passagem de cadeirantes", reforçou Luiz Leitão da Cunha.

Quer compartilhar alguma reclamação em seu bairro? Mande seu relato por WhatsApp (11) 9-7069-8639 ou para o email blitzestadao@estadao.com.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.