Foto do(a) blog

Os problemas de São Paulo em discussão

Tem algum carro abandonado em seu bairro?

Mande o seu relato para o Blog Blitz Estadão e participe do mapa interativo com locais de SP onde veículos são esquecidos pela população

PUBLICIDADE

Foto do author Renata Okumura
Por Renata Okumura
Atualização:

SÃO PAULO - Quer denunciar algum carro abandonado em sua rua ou mesmo em seu bairro? Mande uma foto e a localização do veículo para o 'Estadão'. Nossa equipe elaborou um mapa interativo com os principais pontos da região metropolitana de São Paulo.

PUBLICIDADE

O morador Avelino Schmitt reclama de veículo abandonado na Avenida Barão de Monte Mor, no Real Parque, na zona sul de São Paulo. 

"Solicitei a retirada do carro abandonado na Avenida Barão de Monte Mor. Ao acompanhar a solicitação, veio a informação que o atendimento estava atrasado em 26 dias. Só quero saber quando vão resolver o problema, pois há risco de pessoas invadirem o carro ou mesmo acúmulo de lixo nele", disse.

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Subprefeitura Butantã, informa que realizou uma vistoria no local mencionado e adesivou o carro citado. Após o período de cinco dias corridos, caso seja constatado que o veículo está em situação de abandono, será iniciado o procedimento de remoção conforme a legislação.

Também foram feitos relatos de três veículos abandonados na Rua Antônio Caldas, no Jardim Catanduva, na zona sul.

Publicidade

A Subprefeitura Campo Limpo informou que realizou vistorias nos locais citados.

 

Na Rua Edison, número 53, no Campo Belo, na zona sul da capital paulista, um veículo estava abandonado há muito tempo, segundo informou o leitor Mauro.

Há mais de dois anos, dois carros foram abandonados na Rua Nilza Medeiros Martins, 490, na Vila Sônia, na zona sul. "Além de atrapalhar o trânsito, também servem de esconderijo para bandidos", disse a moradora Elma Barros.

 Foto: Elma Barros, leitora do Estadão

Morador também fez queixa de carro abandonado na Rua Pequetita, 19, na Vila Olímpia, na zona sul.

A Subprefeitura Pinheiros realizou vistoria, adesivou o veículo e os procedimentos legais foram adotados.

Publicidade

 Foto: Leitor do Estadão

Na Rua Pérsio de Souza Queiroz Filho, na Vila Isabel, na zona norte da cidade, moradores relataram que há pelo menos 30 carros abandonados na via.

A Subprefeitura Freguesia Brasilândia fez vistoria na rua Pérsio de Souza Queiroz Filho e constatou 18 carros em condição de abandono.

A Subprefeitura Santana realizou o mesmo procedimento na Avenida Basileia e a Subprefeitura M'Boi Mirim adesivou veículo situado na Rua Manoel Batista, 45.

Caminhão abandonado no bairro Cangaíba. Foto: Leitor do Estadão

Na zona leste, moradora reclamou de perua abandonada na Rua Figueira da Índia, 79, no Jardim Fernandes. A leitora protocolou a queixa na prefeitura.

A Subprefeitura Itaquera realizou uma vistoria no local mencionado.

Publicidade

Ainda na zona leste, um caminhão foi abandonado na Rua Vicente de Souza Barros, 39, no bairro Cangaíba. Segundo moradores, ele estava repleto de caixas antigas de feira e também de madeiras.

Caminhão com caixas de feira e restos de madeira abandonado no bairro Cangaíba. Foto: Leitor do Estadão

Na zona oeste, munícipe fez outra queixa. "Veículo abandonado na Rua Itapicuru, em frente o número 380. O honda de cor prata estava na rua há três meses. A Prefeitura deu o prazo de 60 dias para verificar a queixa", afirmou morador que preferiu não se identificar.

Lixo ao redor de carro abandonado na zona norte. Foto: Leitor do Estadão

Sobre um carro abandonado na Rua Lisboa, 212, em Cerqueira César, a Subprefeitura Pinheiros realizou uma vistoria no local mencionado pela reportagem.

Leitores também denunciaram que donos de carros abandonados estão tirando notificações da prefeitura de seus veículos. Em outras situações, mudam carro de lugar. "A prefeitura coloca aviso, eles retiram. Também mudam carro de uma rua para outra a fim de evitar multas. O problema permanece no bairro", diz morador que prefere não se identificar.

 Foto: Leitor do Estadão

Confira no mapa a seguir alguns dos locais onde há carros abandonados.

Publicidade

Procedimentos

Conforme determina o Decreto nº 51.832/10, quando for constatada uma denúncia sobre carro abandonado, inicialmente é fixada no automóvel uma notificação.

Após cinco dias da data da notificação, sem providências por parte do proprietário ou responsável, o automóvel é considerado abandonado. Se depois do prazo a situação permanecer a mesma, o veículo é removido e encaminhado ao pátio da Subprefeitura.

Para que o automóvel seja removido é necessário que a subprefeitura siga os procedimentos legais e administrativos. Entre eles: verificar junto a órgãos competentes, como Polícia Militar, CET e Detran, se o veículo não tem relação com crime, sinistro ou furto ou, ainda, se não possui nenhum tipo de pendência judicial.

O abandono de veículos em vias públicas prevê sanções de acordo com a Lei de Limpeza Urbana, que fixa multa no valor de R$19.203,07. 

Publicidade

Além disso, caberá ao responsável que pretenda depois da remoção reaver o veículo, arcar com os custos de retirada, variáveis conforme o tipo de automóvel, a distância do pátio da subprefeitura, o equipamento utilizado para o procedimento, o trabalho da equipe e o custo diário da estadia também calculada conforme o tipo de veículo. 

Decorridos 90 dias da data da remoção sem que o proprietário providencie a sua retirada, o bem será levado a leilão, a ser realizado pela subprefeitura competente.

Qualquer cidadão pode denunciar o abandono de veículos. Caso você saiba onde tem um veículo abandonado na cidade, envie uma foto com a data e o endereço por WhatsApp (11) 9-7069-8639 ou para o e-mail blitzestadao@estadao.com.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.