Foto do(a) blog

Crônica, política e derivações

Ahmadinejad vai ao céu

PUBLICIDADE

Por Paulo Rosenbaum
Atualização:
 Foto: Estadão

"O presidente Mahmoud Ahmadinejad, do Irã, está pronto "para ser o primeiro iraniano no espaço", segundo declarou durante cerimônia de apresentação de dois novos satélites de fabricação iraniana. O ambicioso programa espacial do regime pretende colocar um homem em órbita até 2020."

 

PUBLICIDADE

-- Acorde o Chefe da Guarda. Ele está no telefone. O engenheiro sênior da base espacial meneou a cabeça, passando adiante a tarefa. -- Senhor, ele está impaciente, melhor insistir! -- Vou chamar. Só aviso que se ele estourar você quem exigiu! O telefone falhava e ainda tinha um lapso de pelo menos 40 segundos. Ele estava em órbita há menos de 72 horas. Algo aconteceu e ele não conseguia saber o que era. O chefe da Guarda entra e pede que abram o áudio depois de esvaziar a sala. -- Ahmed? -- Sim presidente? -- Estamos criptografados? -- Sim! -- Está no bunker? -- Sim! Na sala de concreto do 9o.piso. O que houve? -- Como estão os preparativos? -- No cronograma. Urânio à 47% presidente! Agora é questão de três ou quatro meses! A Agencia passou reto e nem chegou perto desta unidade. Um sorriso de blefe encobria um triunfo iminente. -- Vamos parar por aí! -- Senhor? A ligação está picotada...pode repetir? -- Não, não (uma tosse seca hesitante, mas de quem já assumiu a responsabilidade) Você ouviu bem! Pare a coisa toda! Daqui de cima, as coisas, não sei, têm outra perspectiva. Ahmed colocou o microfone no mudo e se dirigiu ao vice presidente da Guarda Revolucionária: -- Chame imediatamente o Comandante Supremo! O vice abriu os braços indicando espanto. Ainda mantinha o áudio mudo enquanto o astronauta neófito continuava falando para ninguém -- O presidente está confuso, isso é urgente. Como o vice prosseguisse sem entender, o mudo foi desativado -- ... e já avisei, pare a coisa toda. Daqui de cima é uma esfera só, deslumbrante. Temos que resolver isso de outro jeito. -- Presidente, preciso consultar o Comandante Supremo, esta decisão já foi mais -- Ouça Ahmed. Se isso não parar imediatamente vou me comunicar direto com os jornais e espalho a coisa toda. Ordeno que parem as centrífugas. Já temos suficiente para energia, chega de loucura, alguém tem que brecar isso. Quando o Comandante Supremo entrou impermeável na sala da engenharia as 4:31 da madrugada, recolheu seu manto e se ajeitou na cadeira estofada cruzando as pernas bem ao lado de onde estavam presidente e vice da guarda revolucionária. O áudio foi mais uma vez cortado -- Ele fala sério? Coçou a barba pensativo e depois voltou a esticá-la. Observavam o presidente flutuando na nave. O áudio estava mudo. -- É sério. Nunca o ouvi tão determinado! Discutimos o plano há 15 dias, como agora ele acha que pode mudar de ideia? -- Podemos mantê-lo por lá um ou dois meses? Falou grave o Chefe Supremo. -- Nossos engenheiros espaciais dizem que, por questões operacionais, ele precisa voltar amanhã. -- E desligá-lo no espaço? Falou enquanto, ainda com o áudio desligado, fez um aceno e sorria ao colega que estava livre da força gravitacional. -- Não seria aconselhável. E a nossa imagem? -- Então faça. Parem as centrifugas!

Assim que ele saiu do prédio arrastando seu longo véu os dois chutaram as máquinas e jogaram monitores no chão, enquanto os cientistas que cautelosamente retornavam ao centro de controle, retrocederam e evacuaram apressadamente a sala.

Ao fundo da unidade aprisionado numa gaiola de arame, e observando tudo, o único que se divertia.

O macaco, ainda em quarentena para observação depois que voltara do passeio espacial. Deprimido desde o vôo que o colocou em órbita, parecia ter achado de volta a graça da vida.

Publicidade

 

"The only difference between reality and fiction is that fiction needs to be credible." Mark Twain

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.