Foto do(a) blog

Breves análises de política e sociedade

Os limites de uma moda ética

Como afirma Marina Colerato, criadora do Modefica, não é possível pensar em moda verdadeiramente sustentável sem antes repensar o sistema.

PUBLICIDADE

Por Silvia Feola
Atualização:

É provável que a equação que não fecha entre o tamanho da demanda e a escassez de recursos seja um problema que atinge o sistema capitalista como um todo, não apenas no âmbito da moda.

PUBLICIDADE

O mesmo site trouxe essa semana uma ótima entrevista com a jornalista Tansy Hoskins, na qual ela afirma que todas as ações disponíveis aos indivíduos dentro do sistema o direcionam a "comprar" um mundo melhor.

Em suma, o capitalismo sabe como abraçar os novos tempos como ninguém, dando a ele sempre um ar de charme e renovação.

É o que vem acontecendo, por exemplo, com o conceito de "moda ética".

Grandes corporações - famosas ou por empregarem trabalho escravo ou por provocarem altos níveis de poluição ambiental, ou por ambas as coisas - vêm tentando reformular sua imagem dentro do marketing do greenwashing, ou "repaginada verde".

Publicidade

Imprimindo à marca uma inciativa ou outra que visa uma maior sustentabilidade, essas grandes empresas tentam mostrar que se importam com o meio ambiente e com a vida dos seus trabalhadores no outro lado do mundo.

Mas as coisas não são tão simples assim. A mudança não vai acontecer a partir das atitudes superficiais e vagas dos grandes conglomerados.

Como mostra o linguista, filósofo, historiador, crítico social e ativista político Noam Chomsky, no documentário disponível na Netflix "Réquiem para o sonho americano", a dinâmica do atual modelo capitalista foi pensada pelos donos do dinheiro unicamente para maximizar os lucros.

A desvalorização da manufatura e da produção foi feita em prol da valorização do mercado financeiro, a partir da alegação de que os bancos eram o verdadeiro seguro dos trabalhadores e donos de empresas: tanto como guardiões do dinheiro, quanto como fiadores do crédito.

Isso, aliado à realocação da produção para outras partes do mundo -substituindo trabalhadores locais por operários superexplorados, aumentando o lucro e deixando todos os trabalhadores inseguros, um modo perfeito de diminuir o poder sindical e as greves - foi o combo perfeito para ampliar a concentração de renda e, com isso, o tamanho da desigualdade social.

Publicidade

Para fazer da sociedade um sistema, isto é, um todo organizado, o direcionamento coletivo foi em torno do consumo. Somos todos consumidores e é isso o que nos une, em primeiro lugar, como sociedade.

A medida de uma vida decente é, então, dada pelo o que você compra, pelo quanto você compra, por comprar coisas que não precisa e que eventualmente vai jogar fora.

Toda a fala de Chomsky é sobre o sistema geral que organiza a sociedade norte-americana. Mas pode muito bem ser transposta para o sistema da moda como um todo. Afinal, a moda é parte do capital.

No fim, a entrevista de Noam Chomsky termina num tom reformista e diria até mesmo intuitivo: a única solução possível para já são os pequenos atos individuais que podem se tornar coletivos e mudar um pouco o rumo das coisas.

Ainda que essa não seja uma proposta revolucionária, não podemos esquecer que mudanças importantes nos direitos civis, por exemplo, surgiram a partir de atos da sociedade civil organizada.

Publicidade

Do mesmo modo, mudanças no modo como o sistema da moda opera podem nascer de pequenas atitudes e exigências dos consumidores e de quem faz.

Se não há meios de existir uma moda sustentável, talvez devêssemos nos permitir pensar nisso apenas como uma moda mais consciente.

 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.