PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Memória, gente e lugares

A Brasília de Faroeste Caboclo

Foto do author Edmundo Leite
Por Edmundo Leite
Atualização:

Uma das melhores descrições de Brasília - o delírio de Juscelino, Niemeyer e Lúcio Costa concretizado em 1960 no Planalto Central - é outro delírio. Delirado por Renato Russo no fim dos anos 70, chegou ao conhecimento do público em 1987 em forma de canção. Em vez de exaltação, a música do Legião Urbana trazia um relato cru da saga de um personagem imigrante pelos lugares menos nobres da capital federal: as cidades satélites.

PUBLICIDADE

Com seus mais de nove minutos de duração, Faroeste Caboclo foi uns dos maiores sucessos daquele ano. Gente que nunca botou o pé em Brasília e que tinha como única referência da cidade os palácios e ministérios que aparecem na TV de repente tinha na ponta da língua os lugares mais improváveis da cidade.

No mapa abaixo é possível conhecer os lugares citados na música que agora virou filme:

 Foto: Estadão

Clique aqui para ver a localização e a descrição dos lugares

Faroeste Caboclo (clique para ouvir), do disco Que País é Este (1987)

Publicidade

 Foto: Daniel Schutze

Legião por Daniel Schutze (clique para ver onde a foto foi feita)

O Legião Urbana - banda que virou símbolo do rock de Brasília -  cantou a cidade em outras canções, como em “Eduardo e Mônica” (“...voltaram pra Brasília...”) e “Tédio” (...moramos na cidade, também o presidente...”). Em nenhuma, porém, com tantos detalhes como em “Faroeste Caboclo”.

Para ouvir essas e outras músicas, acesse o site da banda, que é bastante interativo, com muitos itens postados pelos fãs, como esse ingresso do problemático show no estádio Mané Garrincha de Brasília em junho de 1988.

 Foto: Estadão

# post reciclado

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.