PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

O dia a dia dos alunos Curso Estado de Jornalismo

As pautas que não resistem

Há algumas semanas tivemos uma reunião de pauta para definir quais seriam os temas de duas matérias que vamos entregar para o Curso. Cada um dos 30 focas apresentou quatro sugestões, caso alguma fosse derrubada. Comentar todas as pautas não foi uma tarefa fácil. Para tornar a situação o mais real possível, Alexandre Gonçalves, repórter do caderno Vida do Estadão, tomou a posição de editor e definiu que as pautas tinham que se sustentar de forma que rendessem um abre de caderno ou um especial de domingo.

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

Depois de horas discutindo, argumentando e buscando alternativas para manter as pautas de pé, muitas não resistiram. Os olhares nervosos não escondiam a apreensão com as críticas: se você cantar esta pauta lá em cima (na redação), vão dizer que falta apuração. Já foi feita uma matéria como esta no jornal, qual é o fato novo? O número de pessoas incluídas no estudo é suficiente para torná-lo relevante?

PUBLICIDADE

No dia 7 de novembro (segunda), participei da verdadeira reunião de pauta da editoria, que definiu a maioria das matérias que serão publicadas nesta semana e na próxima. Guardadas as devidas proporções - havia três vezes menos pessoas participando e não foi necessário muito mais que uma hora para a definição - a discussão foi bem parecida. Os repórteres, acostumados com a rotina da editoria, trouxeram, é claro, pautas bem elaboradas, mas as sugestões e observações feitas foram parecidas.

Todos sugeriram personagens para algumas das matérias, foi lembrada a importância de contextualizar a notícia, mesmo tendo um fato novo em mãos, e já ficou pré-definido o que deve ser abre de semana e que deve ter destaque no caderno de domingo. A relação com aquilo que faz parte do dia-a-dia do leitor, da vida real dele, foi apontada algumas vezes como fator que levará a matéria a ter mais relevância no caderno ou até na capa do jornal.

Ficou claro que enfrentaremos outras vezes a situação de ter que sugerir matériad que se sustentem. Estamos começando a entrar na reta final do curso e já tivemos uma nova reunião de pauta na semana passada. Dessa vez, foi para escolher o tema do caderno especial, que será publicado no fim do curso. Fizemos uma escolha preliminar e agora vamos correr atrás de assuntos mais específicos para tratar dentro de cada um. O resultado vocês vão poder conferir em 22 dias. E a contagem regressiva continua...

Mariana Niederauer, de 22 anos, é formada em Jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB)

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.