PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

O dia a dia dos alunos Curso Estado de Jornalismo

Averiguando o mistério

Depois de aprendermos com Paco Sánchez a importância de "mirar, escuchar, pensar y saber contar", o editor do Estado Marcelo Beraba deu uma aula sobre um dos pontos cruciais na vida de um jornalista: a apuração - que, se bem feita, ajuda a manter a credibilidade, considerada um patrimônio do profissional da imprensa.

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

Com o intuito de ilustrar a técnica, Beraba destacou cinco fundamentos para uma boa apuração: observação, pesquisa (conhecimento), entrevista, documentação e rechecagem. Ele evidenciou, por exemplo, a importância de se preparar para fazer uma entrevista - sempre que possível formular perguntas de antemão e, dessa forma, ter um roteiro para seguir. Tudo isso baseado em uma eficiente pesquisa, é claro.

Tais dicas e conselhos ajudam a evitar apurações deficientes, as quais podem gerar erros graves que afetam a credibilidade de um veículo ou profissional. Foi o que aconteceu no episódio citado por Beraba. Em agosto de 2000, o Correio Braziliense deu como manchete O Correio errou. Essa foi a maneira encontrada pelo jornal para corrigir a falha causada por uma apuração incompleta - no dia anterior, havia sido publicada uma reportagem - intitulada O grande negócio de Jorge - com falsas denúncias de corrupção que envolviam o ex-secretário do Palácio do Planalto Eduardo Jorge.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.