Foto do(a) blog

O dia a dia dos alunos Curso Estado de Jornalismo

E a rebarba?

"A melhor matéria é a em que sobram informações", nos lembrou na manhã de quinta-feira Edison Veiga, repórter do caderno Metrópole. Para as três matérias já realizadas pelos 30 focas neste curso, imagino as histórias ou declarações que meus colegas, a muito custo, tiveram de retirar dos seus textos para cumprir a meta das 30 linhas, Times New Roman, corpo 13, para nosso alívio.

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

Acabei deixando de fora a história de um migrante da Paraíba, conterrâneo da personagem escolhida para o meu perfil no Parque do Ibirapuera, o Coco. Um senhor simpático e monossilábico que o tempo todo me indicava outras pessoas que ele considerava mais interessantes que ele. Tinha vendido cinco cocos no feriado do Sete de Setembro. E olha que seu Estado estava com moral. "Só compro coco da Paraíba, que é mais doce, se não os fregueses não gostam", me contou outra ambulante no parque. Ela vende mais de cem nos feriados e fins de semana.

PUBLICIDADE

Também não consegui encaixar algumas das declarações polêmicas de um delegado em plantão no domingo. Despreocupado, afirmou que "o melhor período para trabalhar foi a ditadura, mas depois o poder corrompeu". E tentou me convencer que "você não entrega o seu trabalho para a concorrência", sobre a integração das polícias civil, militar e a guarda municipal.

À primeira vista, pode parecer frustrante deixar estas informações para trás. Mas o que sobra de uma entrevista nunca é desperdiçado. Ao cortarmos, ganhamos concisão e clareza porque ali só estará o que encontramos de melhor. E o que resta não são sobras, são possibilidades. Aproveite-as em outro momento. Por ora, coloque aquilo que você não usou em sua gaveta de boas ideias.

Thiago Santaella, de 24 anos, é formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.