Por Thales Schmidt
"O foco hoje é a produção digital", diz Fabio Sales, diretor de arte do Grupo Estado. Responsável tanto pela arte do jornal na internet quanto no impresso, Sales afirma que "com a web, sua imaginação é o limite".
Para Sales, o desafio atual da infografia é conciliar conteúdo e forma para criar um produto atraente. Com ela, o objetivo é passar a informação de maneira mais simples e direta para o leitor. "A infografia é uma linguagem jornalística, um misto de vários tipos de linguagem", analisa o infografista.
Formado pela UERJ em 1996, Sales começou a trabalhar com jornalismo um ano após a conclusão do curso de design industrial, no jornal "O Dia". Com passagens pelos jornais O Globo, Correio Brasiliense e pelo português Diário de Notícias, o atual coordenador de arte do Estadão integra um núcleo de 14 profissionais.
O diretor de arte do Grupo Estado considera o jornal New York Times "imbatível" na infografia, principalmente na frente digital. O inglês The Guardian e os espanhóis El País e El Mundo são também referências do gênero.