Inscrições abertas para o 28º Curso Estado de Jornalismo
As informações e opinões formadas neste blog são de responsabilidade única do autor.

Inscrições abertas para o 28º Curso Estado de Jornalismo

Bianca Gomes de Carvalho

12 Junho 2017 | 14h59

Inscrições para o curso vão até o dia 31 de julho.

Recém-formados e estudantes do último semestre de jornalismo já podem participar da seleção para o 28º Curso Estado de Jornalismo. As inscrições vão até o dia 31 de julho e podem ser feitas pelo link www.vagas.com.br/v1528231. O curso é gratuito e ocorre de 11 de setembro a 8 de dezembro.

Na primeira etapa, os candidatos enviam os seus currículos e fazem uma prova online sobre conhecimentos gerais, português e inglês. A segunda fase, com até 90 selecionados, é presencial e será realizada dos dias 22 a 25 de agosto, na sede do Estadão, em São Paulo.

Os aprovados para a segunda etapa vão ter um dia de atividades no jornal. Na parte da manhã, fazem prova de conhecimentos gerais e português, e escrevem uma reportagem. No intervalo após o almoço, vão conhecer a redação e outras áreas do Grupo Estado. E, à tarde, participam de um processo de entrevista.

Também conhecido como Curso de Focas – apelido dado a iniciantes na profissão -, o Curso Estado de Jornalismo é um dos mais tradicionais programas de treinamento do País. Cerca de mil profissionais passaram pelo projeto e hoje trabalham no Grupo Estado e em outras redações no Brasil e no exterior.

Matheus Lara, de 24 anos, saiu de Ponta Grossa, no Paraná, para participar da 27ª turma. Hoje, ele é repórter de esportes do Estadão. “O Curso Estado foi essencial nestes meus primeiros passos como jornalista. O aprendizado teórico e prático durante os três meses de curso dentro da redação foi algo que me fez ter certeza do que eu quero para minha carreira.”

O programa, com certificado válido pela Universidade de Navarra e patrocínio da Philip Morris, inclui disciplinas teóricas de política, economia, filosofia, ética e português, e módulos práticos com palestras e coletivas especiais. Nos anos anteriores, o curso recebeu como entrevistados o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, a senadora Marina Silva e o ex-prefeito de São Paulo, Fernando Haddad.

A ex-foca Ludimila Honorato, de 24 anos, participou da 27ª edição do Curso e hoje é redatora do portal de entretenimento do Estadão, o E+. “O Curso Estado de Jornalismo é uma experiência intensa. São aulas, discussões, desenvolvimento de um grande projeto e novos aprendizados que, com certeza, expandem nossa percepção do jornalismo. Para mim, que sempre quis, mas nunca tinha passado por redações, foi uma descoberta positiva e motivadora.”

Além das atividades, os alunos passam por diversas editorias do jornal e têm a oportunidade de escrever notícias para o impresso e para portal. O produto final do curso é um suplemento especial multimídia, com tema escolhido pela turma, que é publicado no Portal Estadão (confira o suplemento do último curso)

Podem se inscrever para a seleção estudantes de todo o Brasil que estão no último ano de jornalismo ou que se formaram há dois anos (2015 e 2016).

 

 

0 Comentários