Foto do(a) blog

O dia a dia dos alunos Curso Estado de Jornalismo

Inscrições abertas para o 8º Curso Estado de Jornalismo Econômico

Está aberta a seleção para o 8º Curso Estado de Jornalismo Econômico, parceria do Grupo Estado com a Escola de Economia da Fundação Getúlio Vargas (FGV). As inscrições vão até o dia 27 de março e devem ser feitas pelo site Vagas.com. O programa é gratuito e será realizado em período integral, de 16 de abril a 13 de julho, na sede do Estadão.

PUBLICIDADE

Por Bianca Gomes de Carvalho
Atualização:

Não perca a chance de fazer parte da próxima turma Foto: Estadão

Podem participar da seleção estudantes de todo o Brasil que estejam no último semestre de jornalismo ou se formaram há dois anos (2016 ou 2017). Na primeira etapa do processo, toda online, os candidatos incluem currículo e justificativa de interesse no site. Também fazemprovas de conhecimentos econômicos, português e inglês.

PUBLICIDADE

Até 75 candidatos passam para a segunda etapa da seleção, em São Paulo. Nesta fase, que ocorre nos dias 3, 4, 5 e 6 de abril, os aprovados têm um dia de atividades no jornal. Na parte da manhã, fazem teste de conhecimentos econômicos e português, e escrevem uma reportagem econômica. No intervalo após o almoço, conhecem a redação e outras áreas do Grupo Estado. E, à tarde, passam por uma rodada de entrevistas.

A turma será formada por 25 focas -apelido dado a iniciantes na profissão - aprovados na seleção e outros 5 jornalistas que trabalham no Grupo Estado. O programa inclui aulas teóricas de economia com professores da FGV, além de palestras e entrevistas coletivas com importantes nomes da economia e da política nacionais. O último curso contou, por exemplo, com aula magna dada pelo economista-chefe do Itaú Unibanco, Mario Mesquita, e coletiva com oembaixador da União Europeia no Brasil, João Gomes Cravinho.

Os focas passam ainda passam por diversas editorias do jornal, em sistema de rodízio, e têm a oportunidade de acompanhar a rotina de trabalho na Broadcast, agência de notícias em tempo real, no Estadão impresso e no portal Economia&Negócios, entre outras áreas.

Como projeto de fim de curso, os Focas produzem um especial multimídia, com tema proposto pela turma. O site Planeje sua Vida, feito pela turma de 2017, permite que o leitor personalize sua página, de acordo com o tempo que tem para ler e seus assuntos preferidos. São 24 possibilidades de personalização, em um trabalho bastante inovador. Para conferir os últimos especiais, acesse: www.estadao.com.br/tudo-sobre/focas. Acompanhe também a página dos Focas no Facebook (CursosEstadoDeJornalismo).

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.