Inscrições para o 27º Curso Estado vão até 31 de julho
As informações e opiniões formadas neste blog são de responsabilidade única do autor.

Inscrições para o 27º Curso Estado vão até 31 de julho

Carla Miranda

21 Julho 2016 | 12h39

Quer ser um foca do Estadão? Então não perca o prazo para se inscrever no processo seletivo do 27º Curso Estado de Jornalismo. Você tem até 31 de julho para entrar no site vagas.com e realizar as provas da primeira fase, com testes conhecimentos gerais, português e inglês. O curso é gratuito e ocorre de 12 de setembro a 9 de dezembro.

Os candidatos precisam estar no último ano de Jornalismo ou ter se formado recentemente (2014 e 2015). Até 90 inscritos serão chamados para participar da segunda fase, na sede do Estadão, entre os dias 22 e 25 de agosto. Em um dia de atividades, os jovens jornalistas fazem prova de conhecimentos gerais, escrevem texto jornalístico e passam por entrevista. Também têm a oportunidade de conhecer a redação e outras áreas do Grupo Estado.

Nos três meses do programa, os 30 focas selecionados têm aulas teóricas e práticas, além de palestras especiais e entrevistas coletivas. Nos últimos anos, o curso recebeu o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, a senadora Marina Silva e o prefeito de São Paulo, Fernando Haddad. Os alunos também atuam em várias editorias e plataformas jornalísticas do Estadão, monitorados por experientes jornalistas.

Focas entrevistam Fernando Haddad na Prefeitura

Focas entrevistam Fernando Haddad na Prefeitura

O currículo inclui ainda aulas de Política, Economia, Português, Ética e Direito, que complementam a formação acadêmica dos Focas. Também estão previstos treinamentos sobre Reportagem com Auxílio do Computador e acompanhamento de gastos públicos.

 

Fernando Henrique Cardoso em coletiva com os Focas

Fernando Henrique Cardoso em coletiva com os Focas

Ao fim do curso, os alunos produzem um projeto jornalístico multiplataforma, publicado na versão impressa, para todo o País, e no portal do Estadão. O tema a ser trabalhado é sugerido pela própria turma, podendo variar de Movimento Maker a Olimpíadas.

Criado em 1990, o Curso Estado de Jornalismo é o único programa do gênero válido como extensão pela Universidade de Navarra, na Espanha. Cerca de 800 profissionais já participaram do treinamento – boa parte atua no Grupo Estado e em outras grandes redações do País. O programa de 2016 tem o patrocínio da Philip Morris. Acompanhe novidades também no facebook.com/CursosEstadoDeJornalismo.