PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

O dia a dia dos alunos Curso Estado de Jornalismo

Pautas abertas

Em 2009, 3,7% das matrículas em todo o ensino superior do  Brasil eram feitas na área de Comunicação Social - sétima área de educação mais procurada segundo o Censo da Educação Superior. Tudo bem que nem todas essas pessoas ingressaram em faculdades de Jornalismo, mas a procura também por ela é grande. Então, como podemos perceber qualidade em meio a tanta quantidade? Nos assuntos de relevância que são pautados e apurados por nós. Essa é a prestação de serviços à comunidade que podemos e devemos fazer.

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

.

Um bom exemplo para isso é mergulhar nas orientações e até mesmo trabalho que é feito pela ONG Contas Abertas, que fiscaliza de perto o orçamento público. Uma das ferramentas usadas por eles e que estão abertas para todos, inclusive jornalistas, é o Portal da Transparência. Mergulhar nessa prestação de contas pública é uma possibilidade não só de encontrar boas pautas, mas trabalhar dando retorno aos leitores.

.

PUBLICIDADE

Matérias de denúncia como os gastos de ministros já saíram de pesquisas nessa ferramenta. Além disso, pouco menos de um ano antes das eleições municipais, vale ainda mais a pena ficar de olho. É assim que podemos, pelo menos, ajudar a ir mudando o cenário de corrupção que encontramos no País, e assim ir diminuindo o espaço que ela ocupa mundo afora.

.

Jacyara Carvalho, de 23 anos, é formada em Jornalismo pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.