PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

O dia a dia dos alunos Curso Estado de Jornalismo

Regulamento: Curso Estado de Jornalismo Esportivo

Saiu o regulamento. Confira as regras e se prepare para as inscrições, que começam em 23 de março e seguem até 21 de abril. Boa sorte!

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

CURSO ESTADO DE JORNALISMO ESPORTIVO / SELEÇÃO UNIVERSITÁRIA ESTADÃO

 REGULAMENTO - 2013

PUBLICIDADE

 

                O CURSO ESTADO DE JORNALISMO ESPORTIVO é uma iniciativa do jornal O Estado de S.Paulo que se destina a incentivar o estudo e o aprimoramento da cobertura esportiva entre os estudantes de jornalismo e será regido por este regulamento.

                 1º) Poderão se inscrever para participar do CURSO ESTADO DE JORNALISMO ESPORTIVO estudantes do último ano (4º ano) de  jornalismo das faculdades dos seis Estados que serão sede dos jogos da Copa das Confederações (Minas Gerais, Pernambuco, Ceará, Rio de Janeiro, Bahia e Distrito Federal), além de alunos de São Paulo.

                2º) O processo seletivo será feito mediante inscrição gratuita e simultânea realização de prova pelo Vagas.com, acessado através do site www.estadao.com.br/focas , no período de 23 de março a 21 de abril de 2013.

                3º) Os 24 melhores candidatos serão selecionados para participar do CURSO ESTADO DE JORNALISMO ESPORTIVO, também gratuito, realizado na sede do jornal O Estado de S.Paulo (na capital paulista), de 14 a 21 de maio de 2013, em período integral.

a) A seleção de que trata o item anterior será de responsabilidade de profissionais de reconhecida competência e experiência, indicados pelos coordenadores do programa.

                4º) Os aprovados serão comunicados, por e-mail, até o dia 30 de abril de 2013. Para serem aceitos no programa, deverão enviar certificado de matrícula de sua faculdade, com o compromisso de apresentar o original deste documento no primeiro dia do curso.

       5º) Uma vez aprovado, o candidato deve estar ciente de que se trata exclusivamente de uma iniciativa em favor de seu aprimoramento profissional, não subentendido nenhum outro direito, de qualquer espécie.

                6º) Os alunos aprovados de outros Estados terão passagem aérea da respectiva capital até a cidade de São Paulo, na véspera do início do curso. O mesmo vale para a volta ao Estado de origem após o encerramento do programa.

Publicidade

       7º) Durante o período de realização do CURSO ESTADO DE JORNALISMO ESPORTIVO, todos os alunos contarão com subsídio para almoço e jantar no refeitório do Grupo Estado.

PUBLICIDADE

                      a) Qualquer outra ajuda de custo e/ou despesa, do momento da inscrição até o encerramento do programa e retorno para a cidade de origem, além daquelas aqui mencionadas, será de responsabilidade do candidato.

 A SELEÇÃO UNIVERSITÁRIA ESTADÃO será formada por 12 jovens, selecionados entre os 24 participantes do curso, que terão o compromisso de realizar cobertura colaborativa da COPA DAS CONFEDERAÇÕES, por um período de até 30 dias, a serem definidos de acordo com a necessidade de cada praça, entre os meses de junho/julho de 2013.

Nesta etapa, cada um dos selecionados deverá estar de acordo em cumprir as seguintes regras:

                1º) A participação do aluno no Curso Estado de Jornalismo Esportivo já pressupõe sua disponibilidade e compromisso para eventualmente ser um dos escolhidos para atuar na SELEÇÃO UNIVERSITÁRIA, quando atuará como 'repórter colaborativo' durante a Copa das Confederações. Não atendendo a essa exigência, não caberá qualquer reivindicação diversa, caducando sua concessão no caso de impossibilidade.

Publicidade

a) Excepcionalmente, no caso de impedimento de qualquer ordem, os promotores poderão transferir a função de 'repórter colaborativo' para outro aluno em qualquer momento.

                2º) A escolha de no mínimo um 'repórter colaborativo' para cada uma das cidades (Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Fortaleza, Recife, Salvador e Brasília) respeitará o Estado de origem dos jovens e estes devem estar aptos a atender à necessidade de ter excelente conhecimento da respectiva cidade e meios próprios para sua estada durante o período da cobertura local dos jogos.

                3º) Serão selecionados também alguns alunos entre os aprovados de São Paulo que, durante 30 dias, permanecerão na sede do Estadão, realizando apurações complementares e outros trabalhos jornalísticos de apoio aos colegas das outras praças.

                4º) Os 12 jovens que formarão a SELEÇÃO UNIVERSITÁRIA ESTADÃO serão pagos pela cobertura colaborativa que irão realizar, respeitando-se valores praticados para remuneração de serviços prestados por universitários no jornal O Estado de S. Paulo. E deverão seguir não só as orientações dadas durante o curso como também as de profissionais da redação, no dia a dia da cobertura.

a) Na eventualidade do previsto no item anterior, o aluno selecionado se obriga a expressar, por escrito, sua concordância em documento firmado pelos promotores do programa, desde o início do CURSO ESTADO DE JORNALISMO ESPORTIVO.

Publicidade

b) O candidato assume também o compromisso de portar-se de forma a atender a todas as legislações enquanto estiver desempenhando seu trabalho e/ou simplesmente puder ser identificado como representante de qualquer um dos promotores do programa (Grupo Estado).

c) No caso do não cumprimento das regras pelos alunos, os promotores do programa poderão romper o acordo a qualquer tempo, sem qualquer ônus, não cabendo recurso de qualquer espécie.

               5º) A atuação do aluno na SELEÇÃO UNIVERSITÁRIA ESTADÃO não pressupõe vínculo trabalhista nem cria direito relativo ao exercício da profissão junto aos promotores.

 

 

 

 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.