Semanas Estado de Jornalismo
As informações e opinões formadas neste blog são de responsabilidade única do autor.

Semanas Estado de Jornalismo

Carla Miranda

30 Dezembro 2014 | 15h39

Estuda jornalismo e quer ficar por dentro das principais questões da profissão na atualidade? Então, não perca os debates que ocorrem nas Semanas Estado de Jornalismo. Duas vezes ao ano, cerca de 200 estudantes do País todo se reúnem no auditório do Estadão, em São Paulo, para palestras, workshops e visitas guiadas à redação. São quatro dias intensos, com programação desenvolvida para aproximar  universitários de profissionais experientes e de fontes em vários setores.  As atividades são sempre gratuitas, mas é preciso ficar atento para garantir sua participação. As vagas são limitadas e as inscrições, feitas diretamente com os coordenadores das faculdades. Vale a pena acompanhar notícias aqui no blog e também na página CursosEstadodeJornalismo, no Facebook.

Cerca de 200 alunos participam das Semanas Estado de Jornalismo, no auditório do Estadão

Cerca de 200 alunos participam das Semanas Estado de Jornalismo, no auditório do Estadão

A primeira edição, em junho, é voltada para o meio ambiente e tem entre os palestrantes os maiores experts no tema, como representantes de ONGs, de órgãos do governo e de acadêmicos. Além de jornalistas setorizados, claro. Os estudantes que participam de toda a programação também podem concorrer ao Prêmio Tetra Pak de Jornalismo Ambiental. A pauta da reportagem a ser produzida é divulgada no início da Semana. Veja os principais momentos da edição 2015 aqui.  

Em outubro, ocorre a Semana Estado de Jornalismo, um dos mais tradicionais eventos dedicados a jornalistas em formação. Criado em 1993, o programa a cada ano busca um enfoque diferente, das grandes reportagens em várias áreas às inovações tecnológicas que vêm modificando a forma de produzir e difundir a informação.  Do que a profissão precisa manter em sua essência aos novos desafios que se apresentam. Junto com a Semana Estado é promovido o Prêmio Santander Jovem Jornalista, para a melhor reportagem produzida após o evento.  Veja os principais momentos da edição 2015 aqui.