Foto do(a) blog

Baixe e ouça as principais notícias e análises

ANÁLISE: Eleitor brasileiro ainda tem fetiche por alguém que mande; ouça no 'Estadão Notícias'

PUBLICIDADE

Por Emanuel Bomfim
Atualização:

Afinal, o que tradicionalmente guia o voto do eleitor brasileiro na hora de escolher o novo presidente? Para o jornalista Mario Vitor Rodrigues, do 'BR18', longe de ser a ideologia ou partidarismo os aspectos centrais nesta tomada de decisão. Segundo ele, a figura da autoridade "que manda" e "que resolve" ainda costuma ter muito apreço dos eleitores. Todos os últimos presidentes na pós-redemocratização carregam este perfil, avalia Mario Vitor. A única exceção é Fernando Henrique Cardoso, que teve o plano real como seu grande trunfo eleitoral.

PUBLICIDADE

A tese defendida pelo nosso convidado de hoje do programa também encontra reverberação no atual cenário da corrida presidencial e mexe com as estratégias daqui até outubro. Para ele, se Geraldo Alckmin (PSDB) não conseguir um vice que "dê um molho" à candidatura, a chance de derrapar é muito grande. "Juntar Alckmin e Meirelles, como se tem dito, é como juntar xuxu com tofu", diz.

 

Confira ainda nesta edição uma entrevista sobre o impacto do Cadastro Positivo para o mercado varejista. O jornalista Haisem Abaki conversou com a vice-presidente da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo sobre o assunto.

 

Você pode participar com sugestões e comentários em nossa produção de podcasts. Aguardamos o seu e-mail no seguinte endereço: podcast@estadao.com.

 

AGORA ESTAMOS DISPONÍVEIS NA DEEZER! Os podcasts do Estadão acabam de ganhar um novo canal de distribuição: o serviço de streaming Deezer. Para ouvir, basta fazer o login na plataforma. Uma vez logado, é só colocar no campo de busca o nome do programa ("Estadão Notícias") que você terá acesso imediato a todo nosso histórico de publicações. Você também pode acessar diretamente clicando neste link.

Publicidade

 

OUÇA TAMBÉM NO SPOTIFY!

O 'Estadão Notícias' é um dos poucos podcasts disponibilizados na plataforma de streaming Spotify. Para acessá-lo e passar a segui-lo, basta digitar o nome do programa ("Estadão Notícias") no campo de busca. Ou pode clicar diretamente neste link.

 

 Foto: Estadão

Excesso de moderação pode custar caro para pré-candidato Geraldo Alckmin (Foto: Estadão)

 

 
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.