Balanços e Projeções #7: A situação do ex-presidente Lula na Lava Jato
As informações e opiniões formadas neste blog são de responsabilidade única do autor.

Balanços e Projeções #7: A situação do ex-presidente Lula na Lava Jato

Gustavo Lopes Alves

03 Janeiro 2018 | 05h31

Edição desta quarta-feira, 03, dá sequência à série especial com balanços sobre o ano de 2017 e projeções para 2018. São entrevistas e debates nas mais diversas áreas de cobertura: política, economia, cultura, segurança pública… Programa de hoje analisa possíveis cenários para Luiz Inácio Lula da Silva na Operação Lava Jato, iniciada em março de 2014. Em julho de 2017, o ex-presidente foi condenado pelo juiz Sérgio Moro a 9 anos e 6 meses de prisão por corrupção e lavagem de dinheiro no caso do tríplex do Guarujá. Ele nega os crimes e o julgamento na segunda instância, por parte do Tribunal Regional Federal da 4ª Região, em Porto Alegre, está marcado para 24 de janeiro. No caso de a condenação ser mantida, a candidatura de Lula pode ser barrada pela Justiça Eleitoral. Ouça no player abaixo:

Mas o ex-presidente, que corre o risco de ser enquadrado na Lei da Ficha Limpa, também teve outra complicação em 2017, ao ser citado em um esquema de corrupção revelado pelo ex-ministro Antonio Palocci, que prestou depoimento ao juiz Sérgio Moro e enviou uma carta ao PT. E nesta edição do Estadão Notícias você acompanha uma análise das estratégias da defesa de Lula e seus desdobramentos no âmbito eleitoral.

Para fazer esse balanço e apresentar projeções da Lava Jato para este ano, convidamos os repórteres do Estadão Ricardo Brandt e Júlia Affonso, que cobrem todos os passos da investigação. Na conversa com os dois jornalistas do Blog do Fausto Macedo, também vamos abordar a chegada da Lava Jato ao presidente Michel Temer e alguns de seus aliados, além da realização de investigações em outros segmentos da administração pública atingindo licitações e obras em vários estados.

Você pode participar com sugestões e comentários em nossa produção de podcasts. Aguardamos o seu e-mail no seguinte endereço: podcast@estadao.com

AGORA ESTAMOS DISPONÍVEIS NA DEEZER!
Os podcasts do Estadão acabam de ganhar um novo canal de distribuição: o serviço de streaming Deezer. Para ouvir, basta se logar na plataforma. Uma vez logado, é só colocar no campo de buscas o nome do programa (“Estadão Notícias”) que você terá acesso imediato a todo nosso histórico de publicações. Você também pode acessar diretamente clicando neste link.

OUÇA TAMBÉM NO SPOTIFY!
O ‘Estadão Notícias’ é um dos poucos podcasts disponibilizados na plataforma de streaming Spotify. Para acessá-lo e passar a segui-lo, basta digitar o nome do programa (“Estadão Notícias”) no campo de buscas. Ou pode clicar diretamente neste link.

Ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva, no Instituto Lula, na zona sul de São Paulo. Foto: HÉLVIO ROMERO/ESTADÃO