‘Estadão Notícias’: Congresso retoma os trabalhos de olho nas eleições
As informações e opiniões formadas neste blog são de responsabilidade única do autor.

‘Estadão Notícias’: Congresso retoma os trabalhos de olho nas eleições

Emanuel Bomfim

06 Fevereiro 2018 | 06h00

Edição desta terça-feira, 06, analisa a retomada dos trabalhos do legislativo neste ano de 2018. Em especial, a possibilidade de se aprovar a reforma da Previdência na Câmara dos Deputados ainda neste mês de fevereiro. Afinal, o governo ainda reúne forças políticas suficientes para dar conta de tamanho desafio? Por se tratar de uma PEC (Projeto de Emenda Constitucional), são necessários 308 votos a favor, em dois turnos na Casa. Para depois enfrentar nova batalha no Senado Federal. E com grandes chances do projeto retornar para a Câmara novamente – caso haja alguma alteração no texto final. Apesar de um certo consenso técnico sobre a necessidade da reforma, o ano eleitoral acabou por colocá-la em xeque. Poucos deputados estão dispostos a arriscar seus mandatos (e seus foros privilegiados) por um projeto visto como impopular.

Para debater o tema, convidamos o cientista político e blogueiro do Estadão, Humberto Dantas. Ele considera uma missão quase impossível a aprovação da reforma, levando em conta todo seu complexo rito nas Casas legislativas. Dantas ainda lembra que um desafio deste porte vai custar muitas emendas, cargos e, claro, muito desgaste. “E neste custo todo, existem alguns preços assombrosos a serem pagos, um deles é esta tentativa absurda do governo de tentar emplacar de qualquer jeito Cristiane Brasil no Ministério do Trabalho”, afirma.

“Minha impressiona como a gente se assusta toda vez que se depara com tentativas de governos diferentes de emplacarem pessoas estranhas nos seus ministérios. A gente acha absolutamente normal ter entre os 513 deputados federais figuras como essas e como tantas outras que são eleitas pelos cidadãos como se isso fosse a coisa mais normal do mundo”. Ouça entrevista completa no player acima.

 

Você pode participar com sugestões e comentários em nossa produção de podcasts. Aguardamos o seu e-mail no seguinte endereço: podcast@estadao.com

 

AGORA ESTAMOS DISPONÍVEIS NA DEEZER!

Os podcasts do Estadão acabam de ganhar um novo canal de distribuição: o serviço de streaming Deezer. Para ouvir, basta se logar na plataforma. Uma vez logado, é só colocar no campo de buscas o nome do programa (“Estadão Notícias”) que você terá acesso imediato a todo nosso histórico de publicações. Você também pode acessar diretamente clicando neste link.

 

OUÇA TAMBÉM NO SPOTIFY!

O ‘Estadão Notícias’ é um dos poucos podcasts disponibilizados na plataforma de streaming Spotify. Para acessá-lo e passar a segui-lo, basta digitar o nome do programa (“Estadão Notícias”) no campo de buscas. Ou pode clicar diretamente neste link.

 

Sessão solene de abertura dos trabalhos do Congresso Nacional, em Brasília (Foto: Andre Dusek/Estadão)