Foto do(a) blog

Baixe e ouça as principais notícias e análises

'Estadão Notícias': Decisão do STF não atende plenamente desejo do Congresso

PUBLICIDADE

Por Emanuel Bomfim
Atualização:

Ao final do dia de ontem, 11, o plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) "fatiou" a decisão sobre o afastamento de parlamentares em dois aspectos. Por ampla maioria, 10 votos a 1, confirmou que o Poder Judiciário pode aplicar medidas cautelares sem submeter ao aval das Casas Legislativas. Já por 6 a 5, numa votação que dependeu do voto definitivo da presidente da Corte, a ministra Carmem Lúcia, o STF decidiu que o Judiciário deverá encaminhar ao Legislativo para análise "sempre que a medida cautelar impossibilitar direta ou indiretamente o exercício regular do mandato legislativo". O caso terá desdobramento imediato no Senado Federal, que vai analisar o caso de Aécio Neves (PSDB-MG), afastado de suas funções parlamentares pela 1ª Turma do STF, além ter de se recolher no período noturno (medida cautelar). O programa já colhe as primeiras repercussões políticas num bate papo com a editora da 'Coluna do Estadão', Andreza Matais. Ouça no player abaixo.

PUBLICIDADE

Outro assunto da edição de hoje do 'Estadão Notícias' tem relação com o feriado de 12 de outubro, em celebração à padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida. Neste ano se comemora os 300 anos da aparição da santa. Conheça mais dessa trajetória a partir da entrevista com a historiadora do Santuário Nacional, Zenilda Cunha. Para ela, é muito simbólico que a história de Nossa Senhora Aparecida comece com humildes pescadores e uma imagem de barro e adquira a projeção que ganhou.

 

Para participar do programa com seu comentário ou sugestão, você pode mandar um email para: podcast@estadao.com

 

OUÇA TAMBÉM NO SPOTIFY!

O 'Estadão Notícias' é um dos poucos podcasts disponibilizados na plataforma de streaming Spotify (conhecida pelo acervo musical). Para acessá-lo e passar a segui-lo, basta digitar o nome do programa ("Estadão Notícias") no campo de buscas. Ou pode clicar diretamente neste link.

Publicidade

 Foto: Estadão

(Foto: Dida Sampaio/Estadão)

 
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.