PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Baixe e ouça as principais notícias e análises

'Estadão Notícias': Escândalo na Igreja Católica e STF cada vez mais pressionado

Por Emanuel Bomfim
Atualização:

Edição desta terça-feira, 20, conversa com o repórter especial do Estadão, José Maria Mayrink. Ele é especializado na cobertura do Vaticano e da Igreja Católica. Fomos ouvi-lo sobre o escândalo que veio à tona ontem, com a prisão do bispo da Diocese de Formosa, Dom José Ronaldo. A suspeita é de enriquecimento ilícito com dinheiro supostamente desviado de fiéis. O religioso teria adquirido até carros de luxo, uma fazenda para criação de gado e uma casa lotérica com recursos de dízimos e doações durante um período de cerca de três anos. Além dele, foram presos pela Operação Caifás quatro padres, um monsenhor e o vigário-geral.

PUBLICIDADE

Mayrink explica que os bispos têm autonomia na administração das dioceses e não se reportam à CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil). "Qualquer medida é tomada diretamente pelo Vaticano, pelo Papa", afirma. O repórter especial ainda lembra que o Papa Francisco, poucos meses após assumir como chefe da Igreja, demitiu um bispo na Alemanha porque ele comprou uma mansão no valor de 30 milhões de euros. "Ele era conhecido como o bispo do luxo", explica. "Se o bispo de Formosa for considerado culpado, passa também pelo Vaticano, não passa nem pela Nunciatura".

 

Confira ainda nesta edição uma entrevista sobre um dos assuntos que mais movimenta os bastidores do poder, no âmbito político e jurídico: a prisão após condenação em 2ª instância. Afinal, os ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) vão ceder à pressão e buscar um caminho para que o tema volte à pauta no plenário? Analisamos o tema com o professor de Direito da FAAP, Luiz Fernando do Amaral.

 

Você pode participar com sugestões e comentários em nossa produção de podcasts. Aguardamos o seu e-mail no seguinte endereço: podcast@estadao.com

 

AGORA ESTAMOS DISPONÍVEIS NA DEEZER! Os podcasts do Estadão acabam de ganhar um novo canal de distribuição: o serviço de streaming Deezer. Para ouvir, basta fazer o login na plataforma. Uma vez logado, é só colocar no campo de busca o nome do programa ("Estadão Notícias") que você terá acesso imediato a todo nosso histórico de publicações. Você também pode acessar diretamente clicando neste link.

Publicidade

 

OUÇA TAMBÉM NO SPOTIFY!

O 'Estadão Notícias' é um dos poucos podcasts disponibilizados na plataforma de streaming Spotify. Para acessá-lo e passar a segui-lo, basta digitar o nome do programa ("Estadão Notícias") no campo de busca. Ou pode clicar diretamente neste link.

 

Presidente do STF, ministra Cármen Lúcia, já declarou que não vai pautar no plenário debate sobre prisão após condenação em 2ª instância ( Foto: Andre Dusek/Estadão)

 

 Foto: Estadão
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.