‘Estadão Notícias’: Governo abandona mote “reformista” para focar na segurança pública
As informações e opiniões formadas neste blog são de responsabilidade única do autor.

‘Estadão Notícias’: Governo abandona mote “reformista” para focar na segurança pública

Emanuel Bomfim

19 Fevereiro 2018 | 06h00

Edição desta segunda-feira, 19, entra no debate da segurança pública após as últimas ações colocadas em prática pelo Palácio do Planalto, em especial a intervenção federal no Rio de Janeiro, decretada na última sexta-feira (16). Mas o fim de semana também serviu para o presidente Michel Temer confirmar que irá criar, de fato, o Ministério da Segurança Pública. Segundo apuração da ‘Coluna do Estadão’, a nova pasta tentará ser viabilizada via Medida Provisória. É um caminho mais rápido, mas que precisa passar por aprovação no Congresso.

Fato é que o governo que antes buscava o status de “reformista” deu uma guinada na sua agenda para atacar as necessidades na área da segurança pública – colocando as Forças Armadas como protagonista na solução dos problemas mais imediatos. A mudança de foco seria não só pelo diagnóstico do nível de gravidade da violência no País, mas também pelo capital eleitoral que isso representa. Mesmo o Congresso deve pautar o que resta desta legislatura medidas que deem respostas mais enérgicas à população. Conversamos sobre o assunto com o jornalista do ‘Estado’ Roberto Godoy, especialista em Defesa.

 

Programa de hoje também entrevista o cientista político Murillo de Aragão para falar sobre eleições. Saída de Luciano Huck da disputa, a dificuldade em fortalecer um candidato do centro e o fator Lula são alguns dos temas abordados com o especialista, conhecido por orientar banqueiros e empresários sobre os rumos do País.

 

Você pode participar com sugestões e comentários em nossa produção de podcasts. Aguardamos o seu e-mail no seguinte endereço: podcast@estadao.com

 

AGORA ESTAMOS DISPONÍVEIS NA DEEZER!

Os podcasts do Estadão acabam de ganhar um novo canal de distribuição: o serviço de streaming Deezer. Para ouvir, basta fazer o login na plataforma. Uma vez logado, é só colocar no campo de busca o nome do programa (“Estadão Notícias”) que você terá acesso imediato a todo nosso histórico de publicações. Você também pode acessar diretamente clicando neste link.

 

OUÇA TAMBÉM NO SPOTIFY!

O ‘Estadão Notícias’ é um dos poucos podcasts disponibilizados na plataforma de streaming Spotify. Para acessá-lo e passar a segui-lo, basta digitar o nome do programa (“Estadão Notícias”) no campo de busca. Ou pode clicar diretamente neste link.

 

Presença de soldados do Exército vai se intensificar no Rio de Janeiro. (Fabio Motta/Estadão)