‘Estadão Notícias’: Intervenção é casuística e responde a interesses políticos, diz especialista
As informações e opiniões formadas neste blog são de responsabilidade única do autor.

‘Estadão Notícias’: Intervenção é casuística e responde a interesses políticos, diz especialista

Emanuel Bomfim

22 Fevereiro 2018 | 06h00

Edição desta quinta-feira, 22, volta a debater a intervenção federal na segurança pública do Rio de Janeiro. Programa apresenta uma entrevista com o sociólogo e presidente do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, Renato Sérgio de Lima. Ele se mostra bastante crítico com o decreto do governo do presidente Michel Temer. Segundo Renato, a intervenção é “casuística e responde a interesses políticos e institucionais que não necessariamente a emergência do combate da violência no Rio de Janeiro”. Ele ainda avalia que a o efeito da criação de um Ministério da Segurança Pública “será inócuo”. “Esse ministério só vai ser mais um. E no meio de tantas instituições e na burocracia federal brasileira a chance de ser só um lugar para lotar com aliados políticos, é enorme”. Ouça entrevista no player abaixo.

Programa de hoje ainda fala sobre as pesquisas conduzidas pelo Instituto Evandro Chagas que identificaram a presença do vírus da febre amarela no mosquito conhecido como ‘tigre asiático’, que vive em área rurais e silvestres. Segundo o diretor do Instituto, Pedro Vasconcelos, ouvido pela reportagem, o Aedes albopictus realmente nunca havia sido encontrado infectado com o vírus da febre amarela. A capacidade de transmissão, no entanto, ainda é incerta e será conhecida em alguns meses, de acordo com o especialista. Ainda assim, ele defende que se faça um controle vetorial mais rígido nas áreas urbanas e periféricas dos Estados onde eles estão presentes. A estimativa é de que o mosquito esteja presente em 1.400 cidades, em todas as regiões do País.

 

Você pode participar com sugestões e comentários em nossa produção de podcasts. Aguardamos o seu e-mail no seguinte endereço: podcast@estadao.com

 

AGORA ESTAMOS DISPONÍVEIS NA DEEZER!

Os podcasts do Estadão acabam de ganhar um novo canal de distribuição: o serviço de streaming Deezer. Para ouvir, basta fazer o login na plataforma. Uma vez logado, é só colocar no campo de busca o nome do programa (“Estadão Notícias”) que você terá acesso imediato a todo nosso histórico de publicações. Você também pode acessar diretamente clicando neste link.

 

OUÇA TAMBÉM NO SPOTIFY!

O ‘Estadão Notícias’ é um dos poucos podcasts disponibilizados na plataforma de streaming Spotify. Para acessá-lo e passar a segui-lo, basta digitar o nome do programa (“Estadão Notícias”) no campo de busca. Ou pode clicar diretamente neste link.

 

Militares participam de operação na varredura do presídio Milton Dias Ferreira (Wilton Jr./Estadão)