Foto do(a) blog

Baixe e ouça as principais notícias e análises

'Estadão Notícias': O que muda no cenário eleitoral com julgamento de Lula em janeiro?

PUBLICIDADE

Por Emanuel Bomfim
Atualização:

Edição desta quarta-feira, 13, analisa a situação política e jurídica do ex-presidente Lula, sob a luz da notíciade que o julgamento do petista já tem data marcada no TRF-4 (Tribunal Regional Federal da 4ª Região): 24 de janeiro. Ninguém esperava que o colegiado pudesse deliberar tão logo sobre o caso, o que traz um horizonte completamente novo para o cenário eleitoral de 2018. Havia uma expectativa de que a insegurança jurídica de Lula pudesse se arrastar ao longo de toda campanha. Mas com o julgamento antecipado, é bem provável que o futuro eleitoral do ex-presidente já esteja definido antes do início oficial das campanhas (em agosto). Ouvimos aqui no programa o professor de Direito da FVG, Rubens Glezer, para que se possa esclarecer todos os pontos envolvidos neste caso. Afinal, se mantida a condenação na 2ª instância, a Lei da Ficha Limpa tornará Lula automaticamente inelegível? "A princípio sim, mas é claro que a defesa dele vai recorrer com um recurso especifico para o STJ (Superior Tribunal de Justiça), com uma liminar para suspender os efeitos da Ficha Limpa", explica. Ouça entrevista completa no player abaixo.

PUBLICIDADE

No campo político, captamos a opinião da editora da 'Coluna do Estadão', Andreza Matais. Para ela, o julgamento antecipado de Lula naturalmente vai forçar o PT a pensar um 'plano B' caso a candidatura realmente se torne inviável. Andreza ainda acredita que este cenário é favorável ao PSDB, que não precisará mais ter tanta pressa em definir seu candidato no pleito do ano que vem.

 

Para participar do programa com seu comentário ou sugestão, você pode mandar um email para: podcast@estadao.com

 

AGORA ESTAMOS DISPONÍVEIS NA DEEZER!

Os podcasts do Estadão acabam de ganhar um novo canal de distribuição: o serviço de streaming Deezer. Para ouvir, basta se logar na plataforma. Uma vez logado, é só colocar no campo de buscas o nome do programa ("Estadão Notícias") que você terá acesso imediato a todo nosso histórico de publicações. Você também pode acessar diretamente clicando neste link.

Publicidade

 

OUÇA TAMBÉM NO SPOTIFY!

O 'Estadão Notícias' é um dos poucos podcasts disponibilizados na plataforma de streaming Spotify. Para acessá-lo e passar a segui-lo, basta digitar o nome do programa ("Estadão Notícias") no campo de buscas. Ou pode clicar diretamente neste link.

 

FOTO: DIDA SAMPAIO/ESTADAO Foto: Estadão

 

 

 

 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.