Foto do(a) blog

Baixe e ouça as principais notícias e análises

'Estadão Notícias': Qual é o real risco de uma intervenção militar no Brasil?

PUBLICIDADE

Por Emanuel Bomfim
Atualização:

Edição desta terça-feira, 19, analisa a preocupante declaração de um general do Exército em um evento público na última sexta-feira (15), em Brasília, quando falou da possibilidade de intervenção militar no País em caso de agravamento da crise. Afinal, este tipo de posicionamento é apenas uma reflexão individual ou tem ressonância dentro das Forças Armadas? Qual é o real risco de uma intervenção militar no Brasil? Vamos destrinchar o assunto numa entrevista com a historiadora da USP, Maria Aparecida de Aquino. "Mais de 40 anos decorridos da ditadura militar, após o término deste infeliz período, nós ainda temos que fazer muita força para nos libertar daquilo de autoritarismo que restou. Então é muito duro para nós, sociedade brasileira, resguardarmos as instituições democráticas", afirma. Ouça no player abaixo.

PUBLICIDADE

Outro assunto do programa é de perfil político e analisa os custos e cenários para o presidente Michel Temer nesta segunda denúncia apresentada pelo agora ex-procurador-geral, Rodrigo Janot. Além do desgaste em si, que quase inviabiliza a agenda de reformas do governo, como dar conta de um centrão fisiológico na Câmara dos Deputados, abastecido essencialmente por emendas e cargos? Ouvimos o cientista político Jairo Pimentel, que visitou nossos estúdios para um bate papo com Haisem Abaki.

 

Ainda sobre essa mesma denúncia, confira a coluna de Andreza Matais que destaca o aspecto jurídico dessa denúncia. A depender dos rumos do julgamento no STF amanhã, o caso poderá favorecer o presidente Michel Temer e outros políticos com foro privilegiado, caso do senador Aécio Neves (PSDB-MG).

 

Para participar do 'Estadão Notícias' com sua opinião ou mensagem, mande um email para: podcast@estadao.com

 

OUÇA TAMBÉM NO SPOTIFY!

Publicidade

O 'Estadão Notícias' é um dos poucos podcasts disponibilizados na plataforma de streaming Spotify (conhecida pelo acervo musical). Para acessá-lo e passar a segui-lo, basta digitar o nome do programa ("Estadão Notícias") no campo de buscas. Ou pode clicar diretamente neste link.

 

General Antonio Hamilton Martins Mourão, responsável pela declaração que trouxe dor de cabeça para o Exército e o Planalto (Beto Barata/Estadão)  Foto: Estadão

 

 
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.