Gabeira: Esquerda colocou o Brasil diante de um descaminho histórico; ouça no ‘Estadão Notícias’
As informações e opiniões formadas neste blog são de responsabilidade única do autor.

Gabeira: Esquerda colocou o Brasil diante de um descaminho histórico; ouça no ‘Estadão Notícias’

Emanuel Bomfim

24 Janeiro 2018 | 06h00

Edição desta quarta-feira, 24, se dedica a avaliar o impacto político e eleitoral do julgamento em 2ª instância do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, nesta quarta, em Porto Alegre. Os três desembargadores do TRF-4 terão a missão de avaliar a condenação de Lula na 1ª instância, em sentença proferida pelo juiz Sérgio Moro. Caso se mantenha a condenação, o petista poderá se tornar inelegível em outubro, por causa dos efeitos da Lei da Ficha Limpa.

Colhemos a opinião de atores diferentes, pertencentes tanto à classe política ou fora dela. Você vai ouvir, por exemplo, Fernando Gabeira, que lamenta o fato da esquerda não ter escolhido o caminho da autocrítica para simplesmente lutar desesperadamente pela sobrevivência de seu líder máximo. “A tática da defesa do Lula e toda essa opção da esquerda nos colocou diante de um descaminho histórico. Porque ao invés de reconhecer todos os escândalos que aconteceram e buscar um caminho mais longo de recuperação através de uma crítica, de uma autocrítica, ela decidiu negar o conjunto dos fatos”, declara. Ouça no player acima.

Ainda vão passar por esta edição alguns representantes da composição partidária brasileira. Do PT, o deputado Carlos Zaratini (SP) confirma que a luta seguirá obstinada em manter a candidatura de Lula à presidência, mesmo com possíveis frustrações no processo legal. “Nós vamos manter a disputa porque a coisa não se encerra neste julgamento”. Do líder do PSDB na Câmara, deputado Nilson Leitão (MT), uma certa relativização do lastro político deste caso para valorizar apenas o posicionamento dos membros da Justiça envolvidos. “O resultado é o menos importante na questão política. O importante é juridicamente”. Já para Arthur Oliveira Maia (PPS-BA), relator da Reforma da Previdência, a condenação e possível inelegibilidade de Lula “fará com que o PT deixe de existir”.


 

Você pode participar com sugestões e comentários em nossa produção de podcasts. Aguardamos o seu e-mail no seguinte endereço: podcast@estadao.com

 

AGORA ESTAMOS DISPONÍVEIS NA DEEZER!
Os podcasts do Estadão acabam de ganhar um novo canal de distribuição: o serviço de streaming Deezer. Para ouvir, basta se logar na plataforma. Uma vez logado, é só colocar no campo de buscas o nome do programa (“Estadão Notícias”) que você terá acesso imediato a todo nosso histórico de publicações. Você também pode acessar diretamente clicando neste link.

 

OUÇA TAMBÉM NO SPOTIFY!
O ‘Estadão Notícias’ é um dos poucos podcasts disponibilizados na plataforma de streaming Spotify. Para acessá-lo e passar a segui-lo, basta digitar o nome do programa (“Estadão Notícias”) no campo de buscas. Ou pode clicar diretamente neste link.

 

Lula discursa em palanque montado em Porto Alegre, na véspera do julgamento de seu recurso. (Foto:Jefferson Bernardes/AFP)