Foto do(a) blog

Baixe e ouça as principais notícias e análises

Série especial: A neutralidade na internet

PUBLICIDADE

Por
Atualização:

A jornalista Carolina Ercolin apresentou nesta semana uma série especial sobre a neutralidade na internet. O material foi veiculado no podcast 'Estadão Notícias' e no 'Jornal Eldorado', da Rádio Eldorado (107,3 FM), que ela apresenta junto com Haisem Abaki, de segunda a sexta, das 6h às 9h. As reportagens entram no debate sobre quebrar ou não o princípio básico de que o acesso aos conteúdos na rede não pode sofrer qualquer tipo de priorização por parte dos provedores de internet.

PUBLICIDADE

O pontapé para a mudança foi dado nos Estados Unidos, sob o governo do republicano Donald Trump. As operadoras brasileiras logo se ouriçaram para buscar um patamar parecido. Mas o governo, ao menos até agora, tem respeitado as balizas da neutralidade colocadas no Marco Civil.

Carolina Ercolin entrevista especialistas em diversas áreas para entender quais são os horizontes possíveis ao pensar em uma rede que não seja neutra. As portas para a inovação se abrem ou se fecham? Há ganho de eficiência com gerenciamento diferenciado? A decisão favorece apenas as grandes empresas? E, por fim, qual é a chance de o Brasil mexer neste vespeiro? Clique nos players abaixo para ouvir os três capítulos da série.

 

1º capítulo: O começo do fim da internet que conhecemos.

2º capítulo: A confusa decisão do fim da neutralidade nos Estados Unidos.

Publicidade

3º capítulo: Marco Civil da internet, o escudo brasileiro da pluralidade de vozes?

Atualmente, a neutralidade da rede é um dos pilares centrais do Marco Civil da Internet, lei aprovada em 2014. Foto: Estadão
 
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.