Foto do(a) blog

Notícias, roteiros e dicas que vão além do cartão-postal

Pezão veta lei que proíbe revista íntima em presídios do Rio

 

PUBLICIDADE

Por Antonio Pita
Atualização:

O governador do Rio, Luiz Fernando Pezão (PMDB), vetou integralmente o Projeto de Lei que proíbe a revista íntima em presídios do Estado. A decisão, tomada na última sexta-feira, será publicada no Diário Oficial na próxima segunda-feira, dia 6.Segundo o governador, o projeto contraria a Constituição do Estado, que atribuiu ao governador a responsabilidade sobre propostas de Lei que interfiram nas atribuições das secretarias. Os deputados estaduais, que aprovaram o projeto no último mês, prometem derrubar o veto do governador.

PUBLICIDADE

No despacho, o governador justifica o veto com base no artigo 112 da Constituição do Rio, que indica como "iniciativa privativa do governador as leis que disponham sobre estruturação e atribuições das secretarias de estado e órgãos do Poder Executivo". Pezão também ponderou que os atuais equipamentos de segurança nas unidades prisionais são incapazes de detectar armas e afirmou que poderia retomar o projeto caso "progressos tecnológicos" permitam desenvolver novos equipamentos com "capacidade e uma serventia ainda hoje inexistentes".

Autores do projeto, os deputados estaduais Marcelo Freixo (Psol) e Jorge Picciani (PMDB)afirmaram que vão retomar o debate na Assembleia Legislativa (Alerj).Freixo disse "não abrir mão" do projeto, que visa "amadurecer o sistema" prisional. Já Picciani, que é presidente da Alerj, afirmou que levará a plenário o veto do governador, podendo derrubá-lo. " O Rio vai avançar com o fim da revista vexatória." 

Atualmente, a revista íntima já é proibida em São Paulo.No Rio, o projeto foi levado à votação no dia 10 de março e foi aprovado por 47 dos 70 deputados estaduais. Apenas dois deputados foram contra o projeto - Flávio Bolsonaro e Zito, ambos do PP. O projeto também é assinado pelo deputado André Ceciliano (PT). O texto prevê a utilização de equipamentos de raio-x, scanner corporal e detectores de metal para a vistoria de acesso aos presídios. 

Pela legislação atual, os visitantes - incluindo crianças, mulheres e idosos - precisam ficar nus e agachar de frente e de costas em frente a agentes penitenciários, além de outros procedimentos considerados humilhantes aos familiares de presos. Cerca de duas mil pessoas visitam diariamente os 51 presídios estaduais, em sua maioria mulheres.

Publicidade

 De acordo com a Defensoria Pública Geral do Rio, a exigência fere normas internacionais. O órgão, favorável à extinção das revistas, afirmou que o projeto representava um "avanço no tratamento à população carcerária e de seus familiares".A defensoria também classificou as revistas como "humilhações que levam muitos presos a recusarem a visita de familiares, o que dificulta ainda mais o processo de ressocialização". 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.