PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Notícias, roteiros e dicas que vão além do cartão-postal

Seleção brasileira da arte contemporânea em cartaz na Casa Daros

Mostra reúne obras emblemáticas de Vik Muniz, Waltercio Caldas e Miguel Rio Branco, entre outros artistas; amanhã, o ingresso é grátis

Por Roberta Pennafort
Atualização:

"Missão/Missões", de Cildo Meireles ( Foto: divulgação)

 

 

Vik Muniz, Waltercio Caldas, Miguel Rio Branco, Cildo Meireles, Antonio Dias, Ernesto Neto, José Damasceno e Milton Machado. O seleto grupo de artistas brasileiros compartilha a projeção internacional, e está em cartaz na Casa Daros, na exposição Made in Brasil, com obras emblemáticas da carreira.

PUBLICIDADE

Nascidos entre 1944 e 1968, eles integram a Coleção Daros Latinamerica, da qual foram selecionadas cerca de 60 obras. A instituição suíça, que abriu um importante centro cultural no Rio há dois anos, tem a maior coleção de arte latinoamericana na Europa, e esta é sua primeira exposição focada apenas nos brasileiros.

Dos 22 livros-objeto de Waltercio à impactante Missão/Missões (Como construir catedrais), de Cildo, feita com 600 mil moedas, dois mil ossos e 500 hóstias, chegando aos desenhos de Milton Machado, às fotografias de Vik e às obras em diferentes suportes que contam a trajetória de Antonio Dias dos anos 1960 aos 1990, o público vê poéticas singulares, e um conjunto que dificilmente seria reunido em outro local.

 

Livro-objeto de Waltercio ( Foto: divulgação)

 

"É uma homenagem ao magnífico ambiente artístico do Brasil. São artistas da mesma geração, e não há uma ideia de competitividade ou de dar um panorama completo. Há muitos cariocas, mas também brasileiros de outras cidades. Apresentamos a excelência da arte brasileira na coleção e em si mesma", diz o curador Hans-Michael Herzog, alemão que é diretor da Daros Latinamerica. A suíça Katrin Steffen assina com ele a curadoria.

A exposição ocupa o primeiro andar. No térreo, são exibidos depoimentos em vídeo dos artistas dados especialmente para a mostra.

Publicidade

 

 

Made in Brasil

Até 9/8

Casa Daros

Rua General Severiano 159 - Botafogo - telefone 21-2138-0850

Quarta a sábado das 11 às 19 horas

Publicidade

Domingos e feriados das 11 às 18 horas

Ingresso: R$ 14 (quarta-feira é gratuito)

Tudo Sobre
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.