Samba do feriadão doido

Corpus Christi é outro feriadão! Acontece na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, mas, por enquanto, basta saber que a data em 2011 cai no dia 23 de junho, e não se fala mais nisso! A Semana Santa que se inicia já demanda - mais até que em outros anos de sua celebração - alguns esclarecimentos fundamentais para quem não está lá muito em dia com as tradições do Cristianismo ou andou faltando a aulas de História do Brasil.

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

Como se não bastassem as dúvidas religiosas de sempre - por exemplo, o que a Ressurreição de Cristo tem a ver com coelhos e ovos de chocolate? -, a efeméride móvel no calendário cristão coincide desta vez com a data nacional de outro mártir: o enforcamento de Tiradentes será lembrado no feriado de véspera ao da crucificação de Jesus. Uma coisa não tem, evidentemente, nada a ver com a outra, como podem pensar as crianças entediadas nas procissões de automóveis a caminho da praia.

Os pais devem estar preparados, ainda, para outro questionamento pertinente sobre as folgas escolares da semana: "Mãe, sexta-feira, 22 de abril, não devia ser feriado por causa do Descobrimento do Brasil?" Cá pra nós, faz sentido, né?!

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.