Foto do(a) blog

Diversidade e Inclusão

Ação agiliza emissão do Cartão DeFis em São Paulo

Até o dia 30 de julho, no Shopping Interlagos, idosos e pessoas com deficiência podem solicitar o documento, que vale em todo o País, e também pedir isenção do rodízio na capital paulista. É fundamental levar RG, CPF, comprovante de residência, preencher requerimento e passar por avaliação médica. Idosos precisam se cadastrar no Sistema Unificado de Autorizações Especiais.

PUBLICIDADE

Foto do author Luiz Alexandre Souza Ventura
Por Luiz Alexandre Souza Ventura
Atualização:

PRÊMIO COMUNIQUE-SE - Vote em 'Vencer Limites' como melhor blog


Posto móvel da CET e do DSV atende o cidadão até o dia 30 de julho. Imagem: Divulgação/SMPED  Foto: Estadão


PUBLICIDADE

Uma ação liderada pela Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED) em São Paulo agiliza a emissão do Cartão DeFis-DSV e do Cartão de Estacionamento para Idosos, documentos que autorizam o cidadão a usar vagas reservadas, demarcadas com o Símbolo Internacional de Acesso, em vias públicas e zona azul, e também em estacionamentos privados de uso coletivo.

Parar nessas vagas sem apresentar o cartão - conforme previsto na Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (13.146/2015), que alterou o Código de Transito Brasileiro (artigo XX) - é infração gravíssima, com sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH), multa de R$ 293,47 e remoção do veículo.

Um posto móvel da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) e do Departamento de Operação do Sistema Viário (DSV) atende o cidadão no Shopping Interlagos, zona sul da capital paulista, até este domingo, dia 30 de julho, entre 12h e 18h (exceto nos dias 24 e 25).

Além de solicitar o cartão, o interessado pode pedir a isenção de rodízio em São Paulo. É preciso levar formulários impressos e preenchidos, além de documentos de identificação.

Publicidade

- RG - CPF - Comprovante de residência atual, em nome do requerente (conta de luz, água, telefone, gás, correspondências de banco, plano de saúde, condomínio ou multa de trânsito) - Requerimento para Cartão DeFis-DSV (clique aqui) - Formulário de atestado médico (clique aqui) - Idosos precisam estar cadastrados no Sistema Unificado de Autorizações Especiais (SUAE).

Quer receber as notícias do #blogVencerLimites pelo WhatsApp? Adicione (11) 97611-6558 aos contatos e mande a frase 'VencerLimitesWhatsApp'  Foto: Estadão


Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.