Foto do(a) blog

Diversidade e Inclusão

Acessibilidade na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo

Três sessões do filme 'A Despedida' terão audiodescrição e legendas, produzidas pela Iguale especialmente para o MovieReading.

PUBLICIDADE

Foto do author Luiz Alexandre Souza Ventura
Por Luiz Alexandre Souza Ventura
Atualização:

Curta Facebook.com/VencerLimitesSiga @LexVenturaMande mensagem para blogvencerlimites@gmail.comO que você precisa saber sobre pessoas com deficiência

 Foto: Divulgação

PUBLICIDADE

Aos poucos, com o auxílio muito bem-vindo da tecnologia, os recursos de acessibilidade ganham espaço. E o setor cultural tem demonstrado, cada vez mais, ser um exemplo muito positivo dessa integração. Algo que aproxima ainda mais público (com e sem deficiência) e espetáculo.

Uma oportunidade de conhecer mais sobre esse universo é a Mostra Internacional de Cinema de São Paulo. Três sessões do filme 'A Despedida' terão audiodescrição e legendas, produzidas pela Iguale especialmente para o MovieReading. Anote a agenda:

Espaço Itaú De Cinemas Sábado, 18/10/2014 21:00 - sessão: 194 Sala: Frei Caneca 1

Cinecaixa Belas Artes Terça-feira, 21/10/2014 21:45 - sessão: 532 Sala: Spcine

Publicidade

Espaço Itaú De Cinemas Terça-feira, 28/10/2014 17:15 - sessão: 1075 Sala: Frei Caneca 3

Imagem: Divulgação/Thiago Barros/Iguale Foto: Estadão

O MovieReading, aplicativo já comentado neste blog, oferece audiodescrição e legendas em português (PTBR) para exibições em cinemas, DVD, TV (aberta e fechada) ou sites de vídeo on demand (Netflix, Crackle, Youtube, etc).

Você precisa instalar o aplicativo, que tem versões para Android e iOS, configurar o país de uso, e acessar o botão 'Market', que faz a busca, em um banco de dados. No caso da audiodescrição, o usuário precisa ter um fone de ouvido. As legendas aparecem diretamente na tela do smartphone ou tablet.

//www.youtube.com/embed/w4lIDf8PFlc

'A Despedida' - O longa ganhou quatro Kikitos no Festival de Gramado. Marcelo Galvão recebeu o prêmio de melhor diretor. Nelson Xavier e Juliana Paes, que vivem os protagonistas, foram escolhidos para melhores ator e atriz. E o prêmio de melhor fotografia foi para Eduardo Makino.

Publicidade

"É a história de um amor verdadeiro, sem limites e sem preconceito. Um filme único que, através da montagem e das interpretações dos protagonistas, nos coloca sob uma nova perspectiva, fazendo com que deixemos de ser meros espectadores para nos tornarmos também personagem", afirma Marcelo Galvão.

CONTiNUA APÓS PUBLICIDADE

Produzido pela Gatacine, o filme mostra deficiências, que todos temos ou teremos, naturais ou provocadas pelas circunstâncias, e acerta direto no fato de que essas características não nos reduzem ou nos transformam em seres diferentes de humanos.

Nelson Xavier vive 'Almirante' , um homem que sempre foi ativo e bon vivant. Aos 92 anos, ele enfrenta as dificuldades decorrentes da idade avançada e tem consciência de sua fragilidade. Atividades como sair da cama, calçar um sapato e atravessar a rua se tornem um desafio. Um dia, acorda se sentindo disposto e decide ir para a rua resolver pendências e realizar o desejo de rever o maior amor de sua vida, a amante, personagem de Juliana Paes, uma mulher 55 anos mais nova e apaixonada por ele.

"O filme busca provocar questionamentos e sensibilizar as pessoas, fazendo-as pensar profundamente sobre nossa própria existência e o efeito do tempo. A ideia é criar empatia e fazer com que cada espectador se coloque no lugar do protagonista, vivenciando uma experiência psicológica transformadora", destacam os produtores.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.