Foto do(a) blog

Diversidade e Inclusão

Arte para cego ver e fazer

Oficina ministrada por Marina Baffini apresentou a estudantes com deficiência visual técnicas para adaptação tátil de pinturas e outros trabalhos. Especialista em acessibilidade cultural, a artista é responsável pela reprodução de 12 obras expostas no Memorial da Inclusão até o dia 28 de março.

PUBLICIDADE

Foto do author Luiz Alexandre Souza Ventura
Por Luiz Alexandre Souza Ventura
Atualização:


Alunos do Instituto de Cegos Padre Chico tiveram o primeiro contato com a adaptação de pinturas e outros trabalhos de arte visual em uma oficina organizada pela Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo (SEDPcD) no Memorial da Inclusão.

Os estudantes, de 13 e 18 anos, aprenderam técnicas para a produção de móbile tátil com texturas inspirado na obra 'Tapete Voador', de Alex Flemming, usando cola, tesoura, tecidos, papel camurça, EVA, papel micro-ondulado, fio de nylon e miçangas.


PUBLICIDADE


A oficina foi ministrada pela artista Marina Baffini, especialista em acessibilidade cultural e responsável pela reprodução tátil de 12 obras do acervo do Sesc (Santana, Bom Retiro e Ipiranga) que integram a mostra 'INCLUA-ME - Arte e Cultura para Todos', em cartaz no Memorial da Inclusão até o dia 28 de março.

A exposição tem uma fotografia da obra original e a adaptação tátil da mesma obras, reproduzida com lixa, couro, emborrachados, papelão, tinta e plástico. Todos os trabalhos também têm audiodescrição.

SERVIÇO Exposição: 'INCLUA-ME - Arte e Cultura para Todos' Data: até 28 de março Horário: - segunda à sexta-feira - 10h às 18h - sábados - 13h às 17h Local: Memorial da Inclusão (sede da SEDPcD) Endereço: Avenida Auro Soares de Moura Andrade, nº 564, portão 10, Barra Funda, São Paulo/SP

Quer receber as notícias do #blogVencerLimites pelo WhatsApp? Adicione (11) 97611-6558 aos contatos e mande a frase 'VencerLimitesWhatsApp'  Foto: Estadão


Mande mensagem, crítica ou sugestão para blogVencerLimites@gmail.com

Acompanhe o #blogVencerLimites nas redes sociais

YouTube


Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.