PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Diversidade e Inclusão

Cresce procura por intérprete de Libras nas empresas

Universidades investem em cursos de pós-graduação com foco em acessibilidade e inclusão. Uso da Língua Brasileira de Sinais no ambiente corporativo tem mostrado resultados positivos. Demanda por especialistas ainda é maior do que a oferta.

Foto do author Luiz Alexandre Souza Ventura
Por Luiz Alexandre Souza Ventura
Atualização:
 Foto: Estadão

A demanda por especialistas em acessibilidade e inclusão nas empresas ainda é maior do que a oferta de profissionais com esse tipo de formação no mercado de trabalho. Por isso, universidades estão investindo em cursos de extensão. E a procura por especialização na área está aumentando.

PUBLICIDADE

"Inclusão e acessibilidade estão crescendo de forma geral no mercado de trabalho em função da Lei de Cotas. É uma forma do empregador conseguir reconhecer o potencial de uma pessoa com deficiência", afirma Jurema Santos Souza, professora do curso de pós-graduação em Libras (Língua Brasileira de Sinais) do Centro Universitário Celso Lisboa, no Rio de Janeiro.

"Há uma grande procura por pessoas surdas nas empresas. O que faz alguns desistirem ou apresentarem resistência é o medo da comunicação, mas quando essa barreira é quebrada, com um intérprete ou um responsável pelo encaminhamento do profissional (professor, assistente social, psicólogo etc), o resultado é positivo", diz a docente. "Algumas empresas, inclusive, acabam oferecendo educação em Libras ou liberando o funcionário para frequentar um curso", ressalta.

A Celso Lisboa tem três cursos de pós-graduação totalmente voltados à capacitação de profissionais interessados em atuar no universo da pessoa com deficiência. Além da tradução e interpretação em Libras, há também o curso sobre deficiência visual e inclusão, e ainda o de ensino e atividade física para grupos especiais.

O #blogVencerLimites conversou com dois alunos da pós-graduação em Libras. Edimar Dias da Costa, de 49 anos, educador infantil, morador do Grajaú, e Aline Lopes Peixoto Andrade, de 32 anos, moradora de Niterói, formada em Serviço Social pela UFF (Universidade Federal Fluminense) e que trabalha atual na área de vendas.

Publicidade


Clique aqui para consultar o dicionário de Libras. Imagem: Reprodução  Foto: Estadão


Vencer Limites - Por que você escolheu uma pós-graduação em Libras?

Aline Andrade - Já havia feito cursos livres nesta área, mas senti necessidade de me aprofundar. Por isso, procurei por uma pós-graduação e uma amiga recomendou a da Celso Lisboa. Eu não pretendo inicialmente trabalhar nesta área, meu interesse em estudar Libras veio do meu desejo de poder me comunicar com qualquer pessoa, independentemente das suas deficiências ou diferenças.

Edimar Costa - Nos últimos anos vem aumentando entre os alunos o número de crianças com deficiência auditiva. Por isso senti a necessidade de aprender e poder me comunicar para ensinar melhor. Na graduação (em Biologia), tive acesso apenas ao básico de Libras, e na pós-graduação posso melhorar meu conhecimento.

Vencer Limites - Como é o mercado de trabalho para quem tem esse tipo de especialização? Você já atua nessa área? Há quanto tempo?

Aline Andrade - Não atuo nesta área ainda. Então, não sei como é o mercado. Pretendo, no futuro, investir em algum projeto que eu consiga conciliar a minha formação na área de Serviço Social, artes, que eu gosto muito, e pessoas com deficiência auditiva.

Publicidade

Edimar Costa - Eu noto que no mercado está bastante aquecido para pessoas com essa formação. Pelo menos na área de educação, na qual trabalho, venho percebendo que ter um curso como esse no currículo é um diferencial. Há alunos que precisam de professores que consigam lidar com essa demanda, com conhecimento e naturalidade no tratamento.

CONTiNUA APÓS PUBLICIDADE

Vencer Limites - Qual a sua avaliação sobre inclusão e acessibilidade no mercado de trabalho em geral? E para as pessoas surdas ou com deficiência auditiva?

Aline Andrade - Existem leis que colaboram com a inclusão de pessoas com deficiência, inclusive os surdos, no mercado de trabalho. Isso é bastante importante e precisa crescer cada vez mais. Na sociedade, em geral, não percebo que a inclusão é um assunto com o qual as pessoas se importem muito. Minha esperança é que a sociedade vá absorvendo as leis e melhorando nessa questão. Porque, hoje em dia, pessoas com deficiência não conseguem nem ir em uma loja e efetuar uma compra sem passar por dificuldades. Por isso, muitos deles se isolam em seus grupos, porque com pessoas com as mesmas deficiências eles conseguem se comunicar e viver normalmente.

Edimar Costa - Acredito que as coisas estão melhorando em relação à inclusão. E as leis estão aí também para que o mercado se abra. Mesmo que muitas contratem por obrigação, as empresas ficam mais diversas com essa transformação.


Publicidade

Universitários apresentam TCC em Libras sobre acesso de surdos ao emprego


Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.