Foto do(a) blog

Diversidade e Inclusão

Dois cegos no palco

Espetáculo infantil 'Ventaneira - A Cidade das Flautas' estreia neste sábado, 6, no Rio de Janeiro. Montagem tem apenas dois atores, ambos cegos, entre eles Moira Braga, autora da peça. Todas as sessões são gratuitas.

PUBLICIDADE

Foto do author Luiz Alexandre Souza Ventura
Por Luiz Alexandre Souza Ventura
Atualização:
 Foto: Estadão

Ventaneira é uma cidade fantástica onde flautas voam amarradas em pipas coloridas e somente os ventos podem tocá-las, mas certo dia amanhece sem ventos e sem música. O menino Rudin, que 'enxerga' com as mãos, é o único morador que não sabe fazer flautas ou empinar pipas, mas descobre como trazer música e alegria de volta à cidade.

PUBLICIDADE

O espetáculo infantil 'Ventaneira - A Cidade das Flautas', escrito pela atriz e bailarina Moira Braga, estreia neste sábado, 6, às 11h, no Centro Cultural Municipal Parque das Ruínas, Rio de Janeiro, onde fica em cartaz até o dia 28, aos sábados e domingos. Nos sábados, as sessões têm Libras (Língua Brasileira de Sinais), áudiodescrição e legendas. A classificação é livre e todas as apresentações são gratuitas.

Em cena estão apenas dois atores. A própria Moira Braga e Felipe Rodrigues, ambos cegos. "O texto inspira poesia, música e movimento. Aborda com leveza as diferenças, a diversidade e a capacidade humana de ultrapassar limitações", diz a autora. "Rudin faz o público se identificar com questões pertinentes a toda criança: se sentir diferente, ser excluído das brincadeiras, não ser compreendido por ter uma forma especial de observar o mundo", ressalta Moira.

O espetáculo é inspirado na obra 'As Cidades Invisíveis', de Ítalo Calvino, e começou como um trabalho de pesquisa em dança, mas ganhou personagens e uma história que precisava ser contada em outro formato. É a terceira montagem na qual Moira e Felipe estão juntos. O primeiro foi o infantil 'Nhac! Uma Lição de Queijo', com direção de Mati Lima, pela PAR Cia de Teatro. Fizeram também 'Volúpia da Cegueira', dirigida por Alexandre Lino.

 Foto: Estadão

"Trabalhar com artistas com deficiência não é muito diferente do desafio de trabalhar com qualquer artista. Todo o processo de criação pressupõe aprendizado e desafios", diz Moira.

Publicidade

A direção é de Morena Cattoni, que pela primeira vez trabalha com atores com deficiência. "Felipe e Moira são talentosos e muito disponíveis, isso é o mais importante em um processo de criação. 'Ventaneira' é um desafio por si só, porque não é uma dramaturgia, mas um conto", ressalta a diretora.

A montagem foi selecionada no programa Fomento Cidade Olímpica da Secretaria Municipal de Cultura, com patrocínio da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, e faz parte do Circuito Cultural Rio.

Entre 9 e 24 de setembro, o espetáculo será montado às 15h (sexta-feira e sábado) no Teatro Municipal Gonzaguinha, que fica na Rua Benedito Hipólito, nº 125, na Praça Onze. Nas sessões de sexta-feira haverá recursos de acessibilidade.

SERVIÇO Ventaneira - A Cidade das Flautas Estreia: 6 de agosto, às 11 horas Temporada: 6 a 28 de agosto, com apresentações aos sábados e domingos Local: Centro Cultural Municipal Parque das Ruínas (Rua Murtinho Nobre, 169 - Santa Teresa) Aos sábados, sessões com Libras, áudiodescrição e legendas Classificação livre Entrada gratuita

 Foto: Estadão

FICHA TÉCNICA

Publicidade

Idealização e texto Moira Braga

Elenco Felipe Rodrigues e Moira Braga

Direção Morena Cattoni

Assistente de Direção Mati Lima

Direção Musical, Música e Arranjos Carol d'Avila

Publicidade

Preparação Vocal Veronica Machado

Cenografia e Figurino Luci Vilanova

Visagismo Sergio Mattos

Iluminação Genilson Barbosa

Ilustrações Ayara Mendo

Publicidade

Designer Gráfico Karine Drumond

Fotografia Artística Thelma Vidales

Audiodescrição Nara Monteiro e RIOVOX

Intérprete de Libras JDL Traduções

Direção de Procução Simone Vidal e Taty Maria

Publicidade

Produção Executiva Lucciano Whyte

Assistente de Produção Marcela Rosário

Realização Arrastão de Ideia

O Circuito Cultural Rio foi idealizado pela Prefeitura do Rio e tem mais de 700 atrações (peças de teatro, exposições, shows, espetáculos de dança, atrações circenses, eventos de gastronomia, manifestações de rua, saraus, bailes e outras propostas) selecionadas e patrocinadas por meio dos editais da Secretaria Municipal de Cultura. Todas serão apresentadas em mais de 100 espaços culturais da cidade, além de eventos ao ar livre.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.