Foto do(a) blog

Diversidade e Inclusão

Grupo aguarda aprovação de clínica-escola pública para autistas em Santos

Projeto para criação da unidade passou pela Câmara em novembro e aguarda sanção do prefeito. Modelo semelhante, único do tipo no País, funciona em Itaboraí (RJ).

PUBLICIDADE

Foto do author Luiz Alexandre Souza Ventura
Por Luiz Alexandre Souza Ventura
Atualização:

Projeto foi criado em conjunto com o Grupo Acolhe Autismo de Santos  Foto: Estadão

PUBLICIDADE

----------

Está nas mãos do prefeito de Santos, no litoral sul de SP, Paulo Alexandre Barbosa (PSDB), a possibilidade de pessoas com Transtorno do Espectro Autista contarem com uma unidade pública na cidade para atendimento clínico e educacional especializado.

Isso porque o projeto que cria uma clínica-escola municipal para pessoas com autismo foi aprovado na Câmara em novembro e aguarda somente a sanção do chefe do executivo santista para se tornar realidade.

"É um grande avanço oferecer ensino individualizado aos autistas e também potencializar a socialização desses cidadãos, além de aprimorar tratamentos, formar e capacitar profissionais. Esperamos a análise e aprovação do prefeito", afirma o vereador Hugo Duppre (PSDB), autor do projeto.

Publicidade

A ideia foi desenvolvida junto com o Grupo Acolhe Autismo de Santos, que luta há muito tempo pela construção de um equipamento do tipo no município. "Está claro o desejo da cidade em implantar essa escola", diz Duppre.

Se aprovada em Santos, será a primeira clínica-escola pública especializada no atendimento ao autista em todo o Estado de SP. E a segunda no Brasil. A única em funcionamento no País atualmente está em Itaboraí (RJ), cidade que Duppre e um grupo formado por profissionais das secretarias de Saúde e Educação - além de representantes de entidades sociais e outras pessoas envolvidas na criação da clínica -, visitam nesta sexta-feira, 4. A ideia é colher informações que possam ajudar tirar o equipamento do papel.

Unidade de Itaboraí (RJ) é única no País (Divulgação)  Foto: Estadão

----------

Tudo Sobre
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.