Foto do(a) blog

Diversidade e Inclusão

"Eu quero fazer"

Miguel tem 3 anos e nasceu cego. Com a ajuda de sua mãe, Josiane Santos Dias, ele conquista, aos poucos, a independência.

PUBLICIDADE

Foto do author Luiz Alexandre Souza Ventura
Por Luiz Alexandre Souza Ventura
Atualização:

Curta Facebook.com/VencerLimitesSiga @LexVenturaMande mensagem para blogvencerlimites@gmail.comO que você precisa saber sobre pessoas com deficiência

Miguel Santos Dias tem três anos. Foto: Reprodução

PUBLICIDADE

Josiane Almeida Santos Dias tem 31 anos e mora em Juiz de Fora/MG. Ela é mãe de Miguel Santos Dias, que nasceu em fevereiro de 2011. "Minha gravidez foi tranquila, fiz o pré-natal completo e o parto foi normal. Ainda no hospital, foram feitos os testes do ouvido e do pé". Quando Miguel tinha 15 dias de vida, após fazer o teste de reflexo do olho vermelho, a médica do Hospital Universitário UFJF informou que Miguel havia nascido cego. "Fiquei chocada e chorei muito, pensando no futuro. Passou uma história na cabeça. Fiquei pensando em como eu iria criar meu filho", diz Josiane.

No primeiro ano de vida de Miguel, a família buscou opiniões sobre as possibilidades para ele enxergar. Em Belo Horizonte, Miguel foi submetido a muitos exames, inclusive tomografia e ressonância magnética, porque havia suspeita de que existisse um tumor na cabeça, hipótese que foi totalmente descartada.

"Eu cheguei a pensar em uma cirurgia. Decidi não colocar meu filho nessa situação, porque ele até passaria a enxergar alguma luz, mas isso seria temporário e eu acabaria tirando dele algo que ele nunca teve. Por isso, decidi criar meu filho como se ele enxergasse", conta Josiane.

Publicidade

 Foto: Reprodução/Facebook

A principal preocupação é sempre com o aprendizado. "Se ele 'enxerga' (sic) com as mãos, eu o levo até o local que ele quer conhecer, para ele poder tocar e 'ver' (sic). Tenho conversado com muitas mães e digo que o mais importante é deixar a criança solta, para ela aprender, porque ela é capaz".

Josiane diz que Miguel, apesar de ter somente três anos, já está conseguindo sua independência. "Ele costuma me chamar para saber se eu o estou acompanhando, mas quando ele aprende, quer fazer sozinho. Foi assim, por exemplo, quando ele aprendeu com o pai a ir ao banheiro. Eu vou junto, mas ele se veste sozinho. E diz 'Não mamãe, eu quero fazer'. Eu deixo e ele consegue".

O vídeo publicado por Josiane no Facebook mostra como essa 'estratégia' tem mostrado resultados muito positivos. Junto com o vídeo, ele escreve: "Eu te agradeço Jesus por ter colocado o Miguel em minha vida. Me sinto, a cada dia que se passa, especial por ter ele comigo! Obrigado Deus. Pessoal, o Miguel é deficiente visual, o vídeo é legal pela superação e a determinação qque esse pequeno guerreiro demonstra!!!!".

Imagem: Reprodução/Facebook Foto: Estadão
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.