Giulia ultrapassa 75 mil traduções em Libras

Giulia ultrapassa 75 mil traduções em Libras

Aplicativo reconhece os movimentos da Língua Brasileira de Sinais e transfere a informação para mensagem em áudio, permitindo a conversa em tempo real de pessoas surdas e ouvintes. Projeto da Map Innovation tem apoio da TIM Brasil. Nesta terça-feira, 26 de setembro, celebramos o 'Dia Nacional dos Surdos'.

Luiz Alexandre Souza Ventura

26 Setembro 2017 | 12h45

Meta do app Giulia é facilitar a comunicação entre pessoas surdas e quem não conhece Libras. Imagem: Divulgação

Meta do app Giulia é facilitar a comunicação entre pessoas surdas e quem não conhece Libras. Imagem: Divulgação



O aplicativo Giulia, que traduz os movimentos da Língua Brasileira de Sinais para mensagens em áudio e também transforma o que é falado em sinais de Libras, ultrapassou nesta semana a marca de 75 mil traduções. Lançado em junho, o app registrou 3 mil downloads apenas no primeiro mês de funcionamento.

Desenvolvido pela Map Innovation para pessoas com deficiência auditiva, com base em um sistema de inteligência artificial, o Giulia tem apoio da TIM Brasil. A meta é facilitar a comunicação entre pessoas surdas e quem não conhece Libras.

Existem muitos jeitos diferentes de viver uma mesma emoção. Hoje você vai conhecer como Wagner, Sarah e Gabriel uniram seus corações com o de uma das maiores torcidas do mundo. #Alcatel #CorinthiansLoja Alcatel: https://goo.gl/Wz6WKM

Publicado por Alcatel mobile em Terça-feira, 26 de setembro de 2017

COMO USAR – Após instalar o aplicativo no smartphone (está disponível somente para Android), o usuário prende o aparelho ao antebraço com uma braçadeira. A pessoa faz os sinais de Libras, que são imediatamente traduzidos em áudio para a língua portuguesa. O app também intepretra em Língua de Sinais as palavras faladas em uma conversa. O Giulia tem ainda despertador, função de babá eletrônica, conferência e emergência.

No site oficial da operadora (clique aqui) há uma versão do Código de Defesa do Consumidor em Libras e outros recursos de acessibilidade.

Nesta terça-feira, 26, celebramos o ‘Dia Nacional dos Surdos’, criado para lembrar a fundação primeira Escola de Surdos no Brasil na cidade de Rio de Janeiro, em 26 de setembro de 1857. Na época, o Imperador Dom Pedro II convidou o professor surdo E. Huet, da França, para vir ao Brasil lecionar para crianças surdas. A data foi oficializada por meio da Lei nº 11.796, de 29 de outubro de 2008.

De acordo com o Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2010, o Brasil tem 45,6 milhões de pessoas com deficiência. Desse total, 2.147.366 milhões têm deficiência auditiva severa. Pesquisas apontam que o número deve crescer com o aumento da população idosa no País, e também pela demora na identificação de problemas auditivos reversíveis quando constatados até 6 meses de idade.

Quer receber as notícias do #blogVencerLimites pelo WhatsApp? Adicione (11) 97611-6558 aos contatos e mande a frase 'VencerLimitesWhatsApp'

Quer receber as notícias do #blogVencerLimites pelo WhatsApp? Adicione (11) 97611-6558 aos contatos e mande a frase ‘VencerLimitesWhatsApp’


Mande mensagem, crítica ou sugestão para blogVencerLimites@gmail.com

Acompanhe o #blogVencerLimites nas redes sociais

Facebook Twitter Instagram LinkedIn Google+ YouTube