Foto do(a) blog

Diversidade e Inclusão

Instituto Apae lança pós-graduação em deficiência intelectual

Curso lato sensu, chancelado pela Unifenas, aborda aspectos neuropsiquiátricos, pedagógicos e inclusivos. Aulas começam no dia 25 de março e serão ministradas na sede do instituto, em São Paulo, durante dois anos. Inscrições para 60 vagas estão abertas. Confira no #blogVencerLimites o conteúdo completo, com módulos e disciplinas.

PUBLICIDADE

Foto do author Luiz Alexandre Souza Ventura
Por Luiz Alexandre Souza Ventura
Atualização:

Aulas serão ministradas na sede do instituto em São Paulo (Rua Loefgren, nº 2.109, na Vila Clementino). Imagem: Divulgação Foto: Estadão

A crescente demanda de profissionais especializados, com conhecimento abrangente e aprofundado, levou o Instituto de Ensino e Pesquisa Apae de São Paulo a criar uma pós-graduação sobre deficiência intelectual.

PUBLICIDADE

O curso lato sensu 'Deficiência Intelectual: aspectos neuropsiquiátricos, pedagógicos e inclusivos' é aberto ao público em geral, mas seu conteúdo é voltado principalmente para quem atua nas áreas de saúde e educação, como médicos, psicólogos, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, pedagogos, psicopedagogos e assistentes sociais.

A meta é capacitar esses profissionais sobre os novos paradigmas, abordando aspectos biopsicossociais e neuropsiquiátricos, com ênfase na proposta da educação inclusiva determinada pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), referendada pelo governo brasileiro.

Rita Alves, gerente do Instituto de Ensino e Pesquisa Apae de São Paulo, é a coordenadora acadêmica da pós-graduação em deficiência intelectual. Imagem: Divulgação Foto: Estadão

"Um dos principais objetivos é quebrar tabus e estigmas, para levar às famílias informações técnicas e concretas, dar conforto e suporte psicológico", explica Rita Alves, gerente do Instituto Apae. "Os direitos do cidadão com deficiência e a forma correta de lidar com o envelhecimento dessas pessoas também são detalhados", diz.

Desenvolvida com a chancela da Unifenas (Universidade José do Rosário Vellano), e validada pelo MEC (Ministério da Educação), a pós-graduação será ministrada na sede do instituto em São Paulo (Rua Loefgren, nº 2.109, na Vila Clementino), com aulas um fim de semana por mês (sábado e domingo), das 9h às 18h. As inscrições para 60 vagas estão abertas (clique aqui).

Publicidade

Cada aluno terá de investir R$ 13.800, divido em 24 parcelas de R$ 575. Professores da rede pública, ex-alunos do Instituto Apae e da Unifenas, e funcionários organizações sem fins lucrativos têm desconto. As aulas começam no dia 25 de março.

 Foto: Estadão

Módulos e disciplinas

O programa terá duração de 24 meses, carga horária de 600 horas-aula, sendo 400 horas-aula de conteúdo teórico e 200 horas-aula de estágio supervisionado.


Módulo I 120 horas-aula (5 blocos de 24 horas-aula cada) Histórico e fundamentos neurológicos da Deficiência Intelectual

- Bloco 1 =>Histórico e epidemiologia da Deficiência Intelectual. Definição e aspectos biológicos da Deficiência Intelectual - Aspectos básicos das funções neuropsicológicas e neurofisiologia. Causas da Deficiência Intelectual. Modelo Médico da Deficiência Intelectual.

Publicidade

- Bloco 2 => Causas da Deficiência Intelectual. Modelo Médico da Deficiência Intelectual.

- Bloco 3 => Modelo biopsicossocial da Deficiência Intelectual. Classificação Internacional de Funcionalidade - CIF.

- Bloco 4 => Estimulação e habilitação de crianças com Deficiência Intelectual na área da Saúde.

- Bloco 5 => Aspectos neurobiológicos e científicos da Deficiência Intelectual. Noções de plasticidade do sistema nervoso central.


Módulo II 96 horas-aula (4 blocos de 24 horas-aula cada) Comorbidades psiquiátricas em pessoas com Deficiência Intelectual

Publicidade

- Bloco 1 => Fundamentos Psicosociais da Deficiência Intelectual - um olhar integrado.

- Bloco 2 => Principais comorbidades psiquiátricas da Deficiência Intelectual.

- Bloco 3 => Fundamentos do Tratamento Psicoterápico das Comorbidades Psiquiátricas em pessoas com Deficiência Intelectual.

- Bloco 4 => Fundamentos do Tratamento Medicamentoso das Comorbidades Psiquiátricas em pessoas com Deficiência Intelectual.


Módulo III 96 horas-aula (4 blocos de 24 horas-aula cada) Educação inclusiva de pessoas com Deficiência Intelectual

Publicidade

- Bloco 1 => Aprendizagem e o desenvolvimento humano.

- Bloco 2 => O Atendimento Educacional Especializado - AEE.

- Bloco 3 => O currículo na Educação Inclusiva. Práticas Pedagógicas Inclusivas.

- Bloco 4 => Avaliação Pedagógica em pessoas com Deficiência Intelectual. Transição para a vida adulta. Defesa e garantia de direitos das pessoas com deficiência.


Módulo IV 48 horas-aula (4 blocos de 12 horas-aula cada) Metodologia da Pesquisa Científica

Publicidade

- Bloco 1 => Conceitos iniciais.

- Bloco 2 => Tipos de Trabalhos Científicos.

- Bloco 3 => Estrutura de um Trabalho Científico.

- Bloco 4 => Pesquisas envolvendo Seres Humanos.


Módulo V 40 horas-aula (5 blocos de 8 horas-aula cada) Orientação para Trabalho de Conclusão de Curso

Publicidade


Módulo VI 200 horas-aula Estágio supervisionado: observação na área de Deficiência Intelectual


Coordenações

Coordenação Técnica - Laura Maria de Figueiredo Ferreira Guilhoto => Médica graduada pela Faculdade de Medicina da USP (FMUSP) => Neurologista com residência médica pelo Hospital das Clínicas da FMUSP => Fellowship no Rush Presbyterian St. Luke's Medical Center em Chicago (1993/1994) => Mestre e doutora em Medicina (área de concentração Neurologia) pela FMUSP => Pós-doutoramento na Harvard University (2010) => Médica da Universidade de São Paulo e orientadora do Programa de Pós-Graduação da Disciplina de Neurociências do Departamento de Neurologia e Neurocirurgia da Escola Paulista de Medicina da Unifesp => Licenciada em Pedagogia pela Faculdade de Educação da USP => Consultora técnica do Instituto de Ensino e Pesquisa APAE DE SÃO PAULO

Coordenação Acadêmica - Rita Alves => Historiadora com Especialização em Gestão de Patrimônio Histórico e Cultura => Membro Fundadora do Instituto Orlando Villas Bôas, com Maureen Basiliat, Betty Mindlin, Fernando Henrique Cardoso => Ensaísta, produziu ensaios sobre Padre Vieira, pela Fundação Calouste Gulbenkian e Memorial da América Latina => Elaborou o compêndio 'Milênio, grandes entrevistas da Década', com 15 nomes do pensamento mundial, entre eles Noam Chomsky, Anthony Giddens, Eric Hobsbawm, Richard Dawkins, Thomas Skidmor, José Saramago, entre outros => Diretora Administrativa EPCM - Escola Paulista de Clínica Médica => Prêmio África Literatura, 2010 => Gerente do Instituto de Ensino e Pesquisa APAE DE SÃO PAULO

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.