Foto do(a) blog

Diversidade e Inclusão

Livro infantil forma imagem positiva da hiperatividade

'João Agitadão', da psicóloga Lia de Paula Moraes, aborda as principais características das crianças com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). Obra tem ilustrações de Ney Megale.

PUBLICIDADE

Foto do author Luiz Alexandre Souza Ventura
Por Luiz Alexandre Souza Ventura
Atualização:

'João Agitadão' aborda as principais características das crianças com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). Imagem: Divulgação  Foto: Estadão


João gosta de correr, não fica quieto e consegue se distrair com qualquer coisa, mas enfrenta problemas com professores e com os amigos durante as brincadeiras, características habituais de crianças com o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade.

PUBLICIDADE

A história desse menino e sua relação com o TDAH formam o tema do livro 'João Agitadão', da escritora e psicóloga Lia de Paula Moraes, lançado pela editora Caravansarai.

"A ideia principal é que a criança hiperativa, ao conhecer o personagem, se identifique com ele. E isso contribua para formar uma autoimagem positiva", diz a autora.

Lia compôs o livro a partir de suas experiências pessoais - seu filho mais velho, hoje publicitário, tem o transtorno - e na carreira, quando atendia crianças com hiperatividade num posto de saúde da rede pública.

A psicóloga lia textos próprios para as crianças e depois pedia a elas que fizessem um desenho sobre a história, para incentivar a autoavaliação. O valor terapêutico do texto deu origem ao livro.

Publicidade

"A ilustração do publicitário Ney Megale tornou atraente também para as crianças sem sinal de hiperatividade, que vão entender e aceitar mais os colegas desatentos e agitados", afirma a autora.

FICHA TÉCNICA Título: João Agitadão Autor: Lia de Paula Moraes Ilustrações: Ney Megale Tamanho: 27,50cm x 20.50cm Páginas: 26 ISBN 978-85-89862-32-5 Preço: R$28,00 Editora: Caravansarai Venda: Livraria Cultura e Saraiva

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.