PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Diversidade e Inclusão

Livro sobre audiodescrição tem distribuição gratuita

Publicada pela editora Cartarse, obra é uma coletânea de nove artigos, escritos por 13 autores, sobre a importância desse recurso de acessibilidade para promover a inclusão de pessoas cegas ou com deficiência visual.

Foto do author Luiz Alexandre Souza Ventura
Por Luiz Alexandre Souza Ventura
Atualização:

Para baixar o livro, clique aqui. Imagem: Reprodução  Foto: Estadão

PUBLICIDADE

----------

O livro 'Audiodescrição: práticas e reflexões' está disponível para download gratuito. Para baixar, clique aqui. Publicado pela editora Cartarse, tem 165 páginas. Trata-se de uma coletânea de nove artigos, escritos por 13 autores, que destacam a importância desse recurso de acessibilidade, que traduz para a forma verbal o que não é enxergado.

"O objetivo dessa obra é mostrar o que está sendo produzido em termos de AD no país. É destinado a pesquisadores e audiodescritores", explica Daiana Stockey Carpes, organizadora do livro.

Também participam do trabalho Felipe Leão Mianes, Juarez Nunes de Oliveira Júnior, Pedro Henrique Lima Praxedes Filho, Melina Cardoso de Paula Braghirolli, Letícia Schwartz, Patrícia Gomes de Almeida, Mônica Magnani Monte, Lísia Regina Ferreira Michels, Mara Cristina Fortuna da Silva, Demétrio de Azeredo Soster, Janine da Mota Rosa e Marco Antonio Bonito.

Publicidade

A audiodescrição tem sido usada, cada vez mais, em setores como educação, cultura, entretenimento, lazer, comunicação e informação, promovendo a inclusão de pessoas cegas ou com deficiência visual.

Um exemplo é a peça de teatro 'Tribos', produzida e estrelada por Antônio Fagundes, que tem o recurso - além de legendas e Libras (Língua Brasileira de Sinais) - incluído já no planejamento do espetáculo, confirmando a força do público formado por pessoas com deficiência, que precisa ter acesso real a todos os setores.

----------

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.