Ludopedagogia para garantir acessibilidade

Ludopedagogia para garantir acessibilidade

Em escola pública de Blumenau, mesa digital com jogos educativos ajuda no aprendizado e na integração de crianças com deficiência.

Luiz Alexandre Souza Ventura

25 Junho 2015 | 14h09

Curta Facebook.com/VencerLimites
Siga @LexVentura
Mande mensagem para blogvencerlimites@gmail.com
O que você precisa saber sobre pessoas com deficiência

PlayTable ajuda na educação de crianças com deficiência. Foto: Divulgação

PlayTable ajuda na educação de crianças com deficiência. Foto: Divulgação


A tecnologia é amiga da acessibilidade e, neste sentido, tem sido usada, cada vez mais, como ferramenta de transformação e de integração, contrariando a teoria de que computadores, tablets, smartphones, videogames e outros equipamentos isolam as pessoas. Ao invés de transferir para dispostivos eletrônicos a responsabilidade pela educação, pais e professores encontram na aplicação correta desses instrumentos uma forma bastante eficiente de ampliar a inclusão.

Em Blumenau (SC), aproximadamente 700 alunos da Escola Municipal Adelaide Starke têm a oportunidade de experimentar essa realidade por meio de uma mesa digital com jogos educativos, resultado de um projeto piloto para uso desse equipamento na educação inclusiva. A escola, que aplica o Atendimento Educacional Especializado (AEE), é referência na região do Vale do Itajaí e tem 33 alunos com deficiência.

PlayTable é uma mesa digital com jogos educativos, Imagem: Reprodução

PlayTable é uma mesa digital com jogos educativos, Imagem: Reprodução

A PlayTable, apresentada no ano passado, foi um dos destaques da Campus Party e já está em uso por 350 escolas do País, em um total de 650 equipamentos. “Crianças aprendem melhor e mais rápido quando recebem conteúdo associado a jogos e diversão, mas isso não substitui a fundamentação teórica e o apoio de professores e pedagogos”, afirma Marlon Souza, diretor da PlayMove, empresa que desenvolveu o dispositivo após três anos de pesquisa.

A empresa, que tem artistas e desenvolvedores alinhados com a ludopedagogia, especializados no desenvolvimento de games, fornece capacitação aos professores e acompanha o andamento das atividades por meio de encontro mensais.

Mais conteúdo sobre:

AcessibilidadeEducação Inclusiva