PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Diversidade e Inclusão

Moradia e autonomia

Documentários exibidos pela TV Cultura neste mês mostram como Portugal, França e Holanda garantem respeito, cidadania, autonomia e privacidade a pessoas com deficiência.

Foto do author Luiz Alexandre Souza Ventura
Por Luiz Alexandre Souza Ventura
Atualização:

Curta Facebook.com/VencerLimitesSiga @LexVenturaMande mensagem para blogvencerlimites@gmail.comO que você precisa saber sobre pessoas com deficiência

Imagem: Reprodução Foto: Estadão

PUBLICIDADE

Três documentários que fazem parte do projeto "Passa lá em casa: a moradia assistida e a autonomia possível" serão exibidos pela TV Cultura neste mês, em uma parceria da emissora com a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

O evento de lançamento é realizado nesta terça-feira, 11, a partir das 19h, no Centro Cultural Banco do Brasil, em São Paulo (consulte o mapa). Serão apresentados trechos dos documentários e, logo após, haverá um debate, aberto ao público, com os diretores e também com especialistas na temática da moradia para pessoas com deficiência. A entrada é gratuita.

Com 50 minutos de duração, os filmes mostram como Portugal, França e Holanda atuam para garantir vida autônoma, independência financeira, direito à privacidade e à autodeterminação para pessoas com deficiência.

No Brasil, ainda há poucas possibilidades. Em São Paulo, o projeto Sistema Integrado de Ações Intersecretariais (SIAI) mantém duas residências para 20 moradores. E o Viver Sem Limite, do governo federal, propôs a instalação de 200 residências, também com dez moradores, até o final de 2014, mas somente 72 foram implantadas.

Publicidade

Os documentários serão exibidos sempre aos domingos, nos dias 16, 23 e 30 de novembro, às 21h.

'Viver só', sobre a experiência da França, será exibido no dia 16. O filme, da Uzimaki Filmes, tem direção de Pamela Valente.

//player.vimeo.com/video/108809488" height="315" width="550" frameborder="0">

TRAILER VIVER SO from Pamela Valente on Vimeo.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.