Foto do(a) blog

Diversidade e Inclusão

Novartis libera versões em português de aplicativos para pessoas com deficiência visual

'ViaOpta Nav' e 'ViaOpta Daily' têm tutoriais em áudio e foram adaptados para relógios inteligentes. Apps ajudam usuários a reconhecer cores, objetos e pessoas.

PUBLICIDADE

Foto do author Luiz Alexandre Souza Ventura
Por Luiz Alexandre Souza Ventura
Atualização:

'ViaOpta Nav' e 'ViaOptaDaily' têm versões em português (Reprodução)  Foto: Estadão

PUBLICIDADE

----------

Estão liberadas as versões em português para iOS e Android dos aplicativos 'ViaOpta Nav' e 'ViaOpta Daily', lançados pela Novartis para pessoas com deficiência visual. Gratuitos e disponíveis em 12 idiomas, estão no mercado europeu desde 2014.

ViaOpta Nav (iOS e Android) - É um navegador que identifica informações sobre instalações específicas de acessibilidade, como pavimentação tátil, cruzamentos e semáforos com som. O browser determina a posição exata do usuário e localiza, por exemplo, farmácias, hospitais, restaurantes, bancos e outros pontos de referência próximos.

ViaOpta Daily (iOS e Android) - Com seis funções, inclui recursos de previsão do tempo, lupa, detector de cores e reconhecimento dinheiro, objetos e pessoas. Com a câmera apontada para uma direção, o app descreve, em áudio, o ambiente à frente.

Publicidade

ViaOpta Simulator (iOS e Android) - Com versão somente em inglês (iOS e Android), este aplicativo simula o impacto de oito doenças oculares, como glaucoma, retinopatia diabética, edema macular diabético e oclusão da veia central da retina. A ideia é auxiliar profissionais de saúde a educar os pacientes sobre a deficiência visual.

----------

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.