PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Diversidade e Inclusão

O que vai acontecer com a Secretaria Nacional da Pessoa com Deficiência?

Mudança na estrutura do governo federal transferiu a SNPD para o Ministério da Justiça. Não há informações sobre a manutenção dos projetos. E não há nenhuma confirmação sobre a extinção da secretaria.

Foto do author Luiz Alexandre Souza Ventura
Por Luiz Alexandre Souza Ventura
Atualização:

Clique aqui para visitar a página da Secretaria Nacional da Pessoa com Deficiência. Imagem: Reprodução  Foto: Estadão

----------

PUBLICIDADE

O que vai acontecer com a Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência?

Ninguém sabe. Nem mesmo funcionários da SNPD, que era vinculada ao Ministério das Mulheres, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos, e passou para o Ministério da Justiça.

Fontes da secretaria afirmaram ao blog Vencer Limites nesta segunda-feira, 16, que muitas dúvidas estão sem resposta, inclusive sobre a carreira dos funcionários.

Publicidade

O blog Vencer Limites pediu esclarecimentos à assessoria de imprensa do Ministério da Justiça e aguarda resposta, mas a própria pasta afirma não ter ainda informações precisas sobre a manutenção, ou não, dos projetos atuais, ou sobre uma possível extinção da secretaria da pessoa com deficiência.

A SNPD tem vários projetos, entre os quais o 'Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência - Viver sem Limite', que ressalta o compromisso do Brasil com as prerrogativas da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência da Organização das Nações Unidas (ONU).

Segundo o Censo IBGE /2010, 45,6 milhões de pessoas declaram tem algum tipo de deficiência no Brasil. A proposta do 'Plano Viver sem Limite' é de que a convenção seja incluída na vida das pessoas por meio da articulação de políticas governamentais de acesso à educação, inclusão social, atenção à saúde e acessibilidade.

'Plano Viver sem Limite' foi criado em 2011. Imagem: Reprodução  Foto: Estadão

----------

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.