PUBLICIDADE

Aberto processo de beatificação e canonização de d. Hélder Câmara

Nascido no Ceará, em 1909, ele foi um dos criadores da CNBB, tendo como modelo de Igreja a que age primeiramente pelos pobres

Por Monica Bernardes
Atualização:

RECIFE - O arcebispo de Olinda e Recife, d. Fernando Saburido, assinou nesta quarta-feira, 9, o edital que autoriza a abertura oficial do processo de beatificação e canonização de d. Hélder Câmara. O pedido foi enviado ao Vaticano em 2014, e o parecer favorável da Congregação para as Causas dos Santos chegou à Arquidiocese de Olinda e Recife na segunda-feira, dando a Hélder Câmara o título de “Servo de Deus” - primeiro passo para a canonização. 

PUBLICIDADE

A abertura oficial do processo será celebrada no dia 3, quando o arcebispo de Olinda e Recife, d. Fernando Saburido, realizará uma missa comemorativa na Catedral do Santíssimo Salvador do Mundo. Ali está enterrado o religioso.

De acordo com arquidiocese, após a beatificação, a próxima fase será a canonização. Para que isso aconteça, é necessária a comprovação de outro milagre, que deve ocorrer após sua nomeação como beato. A catalogação de documentos já teve início, e os líderes religiosos alertaram para a importância do auxílio dos fiéis na descoberta de novos documentos. “Estamos convocando o povo a fornecer documentos que possam ser úteis para a beatificação, como cartas, por exemplo”, disse d. Fernando. 

Dom Hélder Câmara: os mais pobres em primeiro lugar Foto: ARQUIVO ESTADÃO-24/10/1970

Pobres. Nascido no Ceará, em 1909, d. Hélder foi um dos criadores da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), tendo como modelo de Igreja a que age primeiramente pelos pobres. Dizia que servir ao próximo era a melhor maneira de servir a Deus. Morreu em agosto de 1999, no Recife.

Tudo Sobre
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.