Al-Jazira convida Lula para palestra no Catar

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai participar do 6.º Fórum Anual da Al-Jazira, rede de televisão com sede em Doha (Catar). Lula será um dos palestrantes do painel O Mundo Árabe em Transição: O Futuro Chegou?, no dia 14. Convidado pela emissora em meio à tensão política na Líbia, o ex-presidente falará sobre a experiência sul-americana para analistas políticos, jornalistas e intelectuais.

Vera Rosa, O Estado de S.Paulo

05 Março 2011 | 00h00

O fórum da Al-Jazira foi criado há seis anos para "debater, discutir e ampliar" as mudanças no Oriente Médio no contexto do mundo globalizado. No painel, Lula estará ao lado do ex-primeiro-ministro francês Dominique De Villepin, que abordará o futuro das relações entre a União Europeia e o Oriente Médio.

A Venezuela propôs uma solução negociada para conter a revolta na Líbia e quer que Lula lidere uma comissão internacional. Até agora, nenhum pedido formal foi apresentado a ele.

A Al-Jazira entrevistou Lula em maio de 2010, quando falou sobre política externa brasileira e a questão nuclear no Irã, entre outros temas. "Eu quero gastar a minha energia tentando pensar numa coisa positiva, tentando pensar em ajudar alguém, tentando construir a paz", afirmou.

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.