PUBLICIDADE

Área do viaduto que caiu em Brasília será interditada até dia 19

Estudos alertavam sobre necessidade de manutenção no local; foi o segundo desabamento na capital em apenas três dias

Por Paulo Beraldo
Atualização:
Local ficará interditado até 19 de fevereiro e vai dificultar o trânsito da capital federal. Dezenas de linhas de ônibus passam pelo local e terão de fazer caminhos alternativos. Foto: André Dusek/Estadão

SÃO PAULO - A área do viaduto que caiu na terça-feira, 6, em Brasília-DF, ficará interditada até pelo menos dia 19 de fevereiro, informou o governo Distrito Federal. Localizado no Eixo Rodoviário Sul, uma das vias mais movimentadas da cidade, o viaduto desabou por volta das 11h45, danificou um restaurante e esmagou carros na área central de Brasília. 

PUBLICIDADE

+ Parte de viaduto cai na região central de Brasília

Nos próximos dias, uma avaliação técnica e pericial sobre as causas do incidente será realizada. A definição sobre a necessidade de demolição ou recuperação será divulgada após a avaliação. 

Em 2011, o Sindicato da Arquitetura e da Engenharia (Sinaenco) havia publicado um estudo indicando que o viaduto necessitava de "intervenção urgente" por conta do alto número de veículos que trafegam ali diariamente.

A entidade afirmou, em comunicado, que os governos municipal, estadual e federal não investem o suficiente em manutenção de infraestrutura, fundamentais para o bom estado das obras. "Assim, edificações que têm vida útil estimada em 50 anos poderiam estar renovadas e em perfeitas condições de uso por muito mais tempo", diz a nota. 

O Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF) também elaborou uma auditoria, concluída em julho de 2012, em que afirmava que os reparos na área eram "urgentes".

Uma parte do viaduto Galeria dos Estados, no Eixão Sul, desabou na região central de Brasília Foto: André Dusek/ Estadão

Após o acidente, o governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg (PSB) anunciou a criação de uma comissão para decidir de que maneira restaurar o local da forma mais adequada. Ele prometeu liberar R$ 1,4 milhão para tirar o entulho e reconstruir a estrutura. O governador disse também que o seu governo investiu R$ 67,7 milhões e priorizou a recuperação de viadutos, mas admitiu que este, em específico, não tinha passado pelo processo.

Publicidade

"São viadutos antigos. Desde o início do nosso governo, fizemos manutenção em oito viadutos, seis tiveram reforço da estrutura, infelizmente esse não recebeu manutenção. Brasília é uma cidade que está envelhecendo”, afirmou no local. 

O desabamento foi o terceiro em dois dias na capital. No domingo, 4, o piso e um edifício residencial localizado na Asa Norte, área nobre da cidade, cedeu e esmagou 25 veículos. A queda da estrutura, parte de um edifício construído há 40 anos, foi causada pela falta de impermeabilidade, com a presença de infiltrações e corrosões. 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.